Arena Corinthians é confirmada nos Jogos Olímpicos Rio 2016

    A Arena Corinthians atenderá, mais uma vez, pedido da cidade de São Paulo para um evento esportivo de gigantesca proporção. Depois de receber a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, o novo estádio do Corinthians foi escolhido pelo Comitê Olímpico Internacional e novamente pela FIFA para receber partidas de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

    Após acordo entre a Prefeitura de São Paulo e o Comitê Organizador das Olimpíadas, selado nesta quinta-feira (30), o novo estádio do Sport Club Corinthians Paulista foi confirmado como sede da cidade nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A Arena Corinthians vai receber dez partidas dos torneios masculino e feminino na competição, incluindo uma semifinal entre os homens e a decisão do bronze entre as mulheres.

    Por conta da confirmação da Arena Corinthians, a primeira fase de venda de ingressos para os Jogos Olímpicos Rio 2016, que terminaria nesta quinta, foi estendida e se encerrará apenas no próximo dia 06 de maio. Os interessados devem acessar www.rio2016.com/ingressos.

    O maior evento poliesportivo do mundo será realizado entre os dias 03 e 21 de agosto de 2016. Os torneios masculino e feminino de futebol acontecerão em seis cidades: São Paulo (Arena Corinthians), Rio de Janeiro (Maracanã e Engenhão), Salvador (Arena Fonte Nova), Manaus (Arena da Amazônia), Brasília (Mané Garrincha) e Belo Horizonte (Mineirão).

    Inaugurado em maio de 2014, a Arena Corinthians já recebeu 33 partidas do Corinthians e seis jogos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 – incluindo a abertura e uma das semifinais.

    Futebol nas Olimpíadas (fonte: www.rio2016.com

    A competição Olímpica masculina é disputada por jogadores até 23 anos (nascidos após 31 de dezembro de 1992), com exceção de três atletas sem limite de idade em cada equipe. O torneio começa no dia 4 de agosto – um dia antes da abertura oficial dos Jogos – e as 16 seleções serão divididas em grupos de quatro. Classificarão para a fase seguinte as duas melhores de cada grupo, e as fases de quartas-de-finais, semifinais e finais serão disputadas em playoffs. A luta direta por medalhas acontecerá no dia 20 de agosto, no Maracanã.

    No feminino, não há restrição de idade. A competição começa no dia 3 de agosto – dois dias antes da cerimônia de abertura – e as 12 seleções serão divididas em três grupos de quatro. Passarão à fase seguinte as duas melhores de cada grupo e as duas melhores terceiras colocadas. As oito classificadas jogam as quartas-de-final, semifinais e finais em regime de playoffs. O campeão será conhecido no dia 19 de agosto, no Maracanã.

    Copa do Mundo FIFA na Arena Corinthians

    No dia 12 de junho de 2014, a expectativa e ansiedade do planeta bola chegaram ao fim com o início da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Com mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo, e cerca de 60 mil in loco, a casa da Fiel recebeu a partida inaugural do torneio: Brasil e Croácia. Os croatas saíram na frente, com gol contra de Marcelo, mas os brasileiros viraram, com tentos de Neymar (2) e Oscar, e fecharam o placar em 3 a 1.

    Na primeira fase, a Arena ainda recebeu outras três partidas. Foram elas: Uruguai 2 x 1 Inglaterra, no dia 19; Holanda 2 x 0 Chile, no dia 23; e Coréia do Sul 0 x 1 Bélgica, no dia 26.

    Antes de voltar a receber os jogos do Timão, a Arena Corinthians se despediu da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 ao receber dois jogos épicos. No dia 1º de julho, pelas oitavas de final, a Argentina superou a Suíça no fim do segundo tempo da prorrogação ao anotar 1 a 0 com Di María.

    No dia 09, o estádio corinthiano recebeu novamente a Seleção Argentina. Desta vez, na semifinal. Contra a Holanda, os argentinos suaram um pouco mais para vencer. Desta vez, nos pênaltis (4 a 2), após empate no tempo normal e na prorrogação em 0 a 0. O recorde de público da Arena Corinthians pertence a este duelo: 63.267 pagantes.

    Veja Também