#ArenaCorinthian5: casa do Timão completa 5 anos nesta sexta

PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira (10), a Arena Corinthians celebra 5 anos de sua inauguração e abertura oficial para a Fiel Torcida. Foi em um jogo comemorativo, Corinthians x Corinthians, reunindo ídolos de diversas gerações dentro de campo, que a Fiel pôde, enfim, sentir a emoção de cantar pelo Coringão em sua própria casa.

 

Desde então, foram cinco títulos conquistados e incontáveis momentos inesquecíveis para o bando de loucos. Entre goleadas, classificações e troféus, as alegrias vividas na Casa do Povo já estão gravadas para sempre na memória dos corinthianos.

A força demonstrada pelo time e o apoio incondicional da torcida se tornaram marcas registradas da Arena Corinthians. Não à toa, é encarada pelos adversários como um verdadeiro hospício.

Retrospecto

Até hoje, o Corinthians disputou 171 jogos oficiais na Arena. O Timão venceu 109 e empatou 44 dessas partidas, com aproveitamento impressionante em Itaquera. São 280 jogos marcados e 113 sofridos. Os números fazem do clube, hoje, um dos mais temidos mandantes do Brasil.

O retrospecto positivo se deve, também, aos artilheiros alvinegros que já balançaram as redes em Itaquera, nesses 5 anos. Dentre eles, o paraguaio Angel Romero ainda é o que mais vezes anotou um gol na Arena Corinthians, com 27 tentos marcados, seguido de Jadson com 24.

“Sabemos da nossa força na Arena, porque temos o nosso jeito de jogar, a nossa identidade, aliada à força e proximidade com o torcedor, que faz com que o Corinthians se imponha e seja ainda mais respeitado quando joga dentro de casa”, disse Fábio Carille ainda em 2018, em entrevista à Corinthians TV.

A força da Fiel

O Corinthians sempre carregou a Fiel, seja em São Paulo, no Rio de Janeiro, na Argentina ou no Japão, mas o sucesso de público nos jogos em Itaquera é inegável. Em cinco anos, a Fiel abraçou a Arena Corinthians e fez dela um verdadeiro caldeirão para os adversários.

Até o momento, considerando todos os jogos oficiais realizados pelo Corinthians, a Arena registra média de 32.564 torcedores por jogo. No Brasileirão de 2017, conquistado pelo Timão, a Arena Corinthians alcançou a impressionante média de 40.007 torcedores nos 19 jogos realizados em casa pelo nacional.

No Paulistão deste ano, coroado com a conquista do tricampeonato, o Alvinegro teve média de 35.910 torcedores por partida. Entre todos os jogos marcantes, foi justamente o Majestoso contra o São Paulo, na campanha do Tri, que registrou o maior público da história da Arena em jogos do clube. Foram 46.481 loucos que empurraram o time à vitória por 2 a 1, com gol de Vagner Love no fim do jogo, confirmando o 30º título estadual da história do Timão.

Foto: Bruno Teixeira

O recorde de público geral da história da Arena Corinthians, porém, foi registrado no duelo da semifinal da Copa do Mundo de 2014, entre Holanda e Argentina, quando 63.267 torcedores assistiram a classificação dos “hermanos” para a final do Mundial. Esse número não pode ser batido, já que a Arena contava com duas arquibancadas provisórias que aumentaram a sua capacidade de público para receber os seis jogos da Copa – um capítulo à parte nesses 5 anos de Arena Corinthians.

Momentos marcantes

Nesses cinco anos, alguns momentos ficaram marcados na memória do torcedor corinthiano em Itaquera. Apesar de derrota para o Figueirense (a primeira, de apenas 18 tropeços em sua casa), o primeiro jogo oficial do Timão na Arena Corinthians será lembrado pelos torcedores corinthianos, acostumados a sofrer e nascidos para a superação.

Não poderia ser diferente com a história da Arena Corinthians. Da derrota, a casa do Timão se reergueu, tornou-se uma fortaleza para a Fiel e, em pouco tempo, coleciona momentos inesquecíveis. Os primeiros duelos contra os principais rivais do Estado ficaram marcados por três vitórias do Timão.

Em 27/07/2014, o Timão derrotou o Palmeiras por 2×0, no primeiro Derby da história da Arena Corinthians. Pouco depois, em 21/09/2014, o Corinthians bateu o São Paulo no primeiro Majestoso disputado em Itaquera. No clássico Alvinegro, disputado em 09/11 do mesmo ano, vitória de 1 a 0 para o Timão, que começava a mostrar a sua força em sua nova casa.

Não demorou para o Corinthians dar a primeira volta olímpica em seu estádio. No Brasileirão de 2015, vencido matematicamente pelo Timão em duelo com o Vasco da Gama, em São Januário, a volta olímpica com a taça foi realizada na Arena Corinthians, depois de uma histórica goleada de 6×1 contra o São Paulo. O #6x1doHexa!

Em 2017, o Timão sagrou-se campeão pela primeira vez jogando em sua Arena. Contra a Ponte Preta, na reedição da final que ocorrera 40 anos antes e marcava o fim do jejum da torcida corinthiana, a Fiel comemorou o 28º título Paulista em Itaquera, e a consolidação como #PrimeiraForça do estado. No mesmo ano, em novembro, o Corinthians confirmou o Heptacampeonato Brasileiro no estádio, derrotando o Fluminense por 3×1. Era o #Hep7aDeRespeito e o segundo campeonato nacional comemorado pela Fiel na Arena Corinthians.

No ano de 2018 a Arena teve papel fundamental na conquista do bicampeonato paulista. Em Itaquera, o Corinthians virou os duelos contra Bragantino e São Paulo, garantindo-se na final contra o Palmeiras para ser campeão na casa do rival.

Neste ano de 2019, na campanha do tricampeonato estadual, o 30º do clube, o clássico Majestoso definiu o título na Arena. Aos 44 do segundo tempo, o gol de Vagner Love confirmou a supremacia do Alvinegro em sua casa contra o rival e trouxe mais um troféu para a já vitoriosa história do Timão na Arena Corinthians.

Notícia Anterior

Em jogo histórico no Pacaembu, Corinthians vence Iranduba-AM pelo Brasileirão Feminino

Próxima Notícia

 

PUBLICIDADE