Clássico das multidões: público de SP x Corinthians bate 30 mil desde 2015

PUBLICIDADE
  • Rubens Chiri/saopaulofc.net

    Morumbi tem garantidos 55 mil presentes para o clássico deste domigo

    Morumbi tem garantidos 55 mil presentes para o clássico deste domigo

São Paulo e Corinthians têm as duas maiores torcidas do estado. No Brasil, perdem somente para o Flamengo. E essa força popular tem feito com que o clássico entre os dois clubes tenha se acostumado a grandes públicos. Desde março de 2015, por exemplo, o Majestoso não é disputado para menos de 30 mil presentes. Neste domingo, às 11h, a expectativa é que o Morumbi tenha até 58 mil presentes no embate da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O último embate entre tricolores e alvinegros com menos de 30 mil torcedores foi no Campeonato Paulista de 2015. Em 8 de março daquele ano, 18.720 pessoas compareceram ao Morumbi para vitória dos corintianos por 1 a 0, gol do meia Danilo. Desde então, foram dez confrontos, com o menor público de 31.384 (1×1 no Brasileirão de 2015) e o maior de 53.781 (4×0 para os são-paulinos no Brasileirão de 2016), ambos no Morumbi.

Já a última partida com menos de 40 mil presentes foi em 14 de fevereiro do ano passado. Na ocasião, na Arena Corinthians, os donos da casa venceram por 2 a 0 no Paulistão, diante de 36.378 espectadores. Nos últimos 19 meses, foram disputados seis Majestosos oficiais e o menor público foi de 42.099 torcedores, no empate em 1 a 1 em Itaquera pelo Brasileirão da última temporada.

A única edição do clássico que foge dessa regra dos últimos anos aconteceu nos Estados Unidos e em torneio amistoso no início de 2017: na final da Florida Cup, o Tricolor foi campeão após empate sem gols no tempo normal. Público e renda do confronto não foram divulgados, mas o estádio Bright House Networks estava longe de uma grande ocupação.

O apoio massivo dos torcedores dos rivais também se traduz no ranking de público da temporada brasileira. O Corinthians lidera com média de 33.007 torcedores por jogo e uma arrecadação total de R$ 47.802.708. O São Paulo é o segundo colocado da lista, com média de 31.648 presentes por partida como mandante e arrecadação de R$ 18.333.903.

Neste domingo, o clássico pode registrar ainda o maior público total do Brasil em 2017. A marca atualmente pertence ao duelo entre Flamengo e Fluminense, com 58.399 presentes, na final do Campeonato Carioca. Como não precisou destinar ingressos à torcida visitante, seguindo recomendação da Justiça que exige clássicos com torcida única em São Paulo, o Tricolor poderá ocupar todo o anel superior do Morumbi com seus torcedores. Até camarotes tiveram seus bilhetes esgotados, restando entradas somente para cadeiras cativas.

Confira a lista dos últimos Majestosos com mais de 30 mil presentes:

22/4/2015 – São Paulo 2×0 Corinthians – Libertadores – Morumbi – 38.772 presentes – renda: R$ 3.113.120,00

9/8/2015 – São Paulo 1×1 Corinthians – Brasileirão – Morumbi – 31.384 presentes – renda: R$ 891.724,00

22/11/2015 – Corinthians 6×1 São Paulo – Brasileirão – Arena Corinthians – 44.976 presentes – renda: R$ 2.939.497,00

14/2/2016 – Corinthians 2×0 São Paulo – Paulistão – Arena Corinthians – 36.378 presentes – renda: R$ 2.050.496,50

17/7/2016 – Corinthians 1×1 São Paulo – Brasileirão – Arena Corinthians – 42.099 presentes – renda: R$ 2.620.166,00

5/11/2016 – São Paulo 4×0 Corinthians – Brasileirão – Morumbi – 53.781 presentes – renda: R$ 723.844,00

26/3/2017 – São Paulo 1×1 Corinthians – Paulistão – Morumbi – 51.869  presentes – renda: R$ 1.356.420,00

16/4/2017 – São Paulo 0x2 Corinthians – Paulistão – Morumbi – 45.366 presentes – renda: R$ 1.448.769,00

23/4/2017 – Corinthians 1×1 São Paulo – Paulistão – Arena Corinthians – 43.008 presentes – renda: R$ 2.667.036,30

11/6/2017 – Corinthians 3×2 São Paulo – Brasileirão – Arena Corinthians – 42.443 presentes – renda: R$ 2.386.356,40

Notícia Anterior

No Majestoso, São Paulo pode bater feito ainda inédito sob o comando de Dorival Jr

Próxima Notícia

Clássico opõe SP mutante e em risco contra Corinthians constante e favorito

PUBLICIDADE