Com 3 títulos na década, Corinthians é o maior campeão brasileiro do século

    O Corinthians voltou ao topo do Brasil depois de vencer o Fluminense por 3 a 1 na noite desta quarta-feira (15), em Itaquera. Ao garantir a conquista do Brasileirão 2017, o time alvinegro alcançou também a hegemonia neste século no maior campeonato do país.

    Campeão brasileiro mais uma vez, o Corinthians chegou a quatro títulos da competição desde 2001 e superou, dessa forma, São Paulo e Cruzeiro, donos de três taças no mesmo período. O time tricolor foi o primeiro a somar três troféus (2006,02007 e 2008). O mineiro igualou a marca são-paulina em 2014 – antes havia vencido em 2003 e 2013.

    Atrás dos rivais, o Corinthians arrancou para superá-los nos últimos dois anos. Primeiro, com a conquista do Brasileirão 2015, cujo time era treinado por Tite, comandante também no título de 2011. Seis anos antes, o time alvinegro venceu sob o comando de Antônio Lopes. Agora, a equipe de Fábio Carille conseguiu superar os adversários.

    Em 17 edições do Campeonato Brasileiro neste século, dois times aparecem com dois títulos: Santos (2002 e 2004) e Fluminense (2010 e 2012). Atlético-PR (2001), Flamengo (2009) e Palmeiras (2016) completam a lista de vencedores.

    O Corinthians foi um dos últimos times grandes do Brasil a conquistar o título brasileiro. A primeira taça veio somente em 1990, após o clube eliminar o São Paulo na decisão. Mais dois títulos foram conquistados nos anos seguintes: em 1998 e 1999, a equipe comandada por Marcelinho, Ricardinho e Edilson conquistou duas edições seguidas.

    O maior campeão brasileiro, de acordo com os novos critérios adotados pela CBF em 2010, é o Palmeiras. O clube alviverde soma nove títulos do Brasileirão depois da unificação dos títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa. O Santos, por sua vez, soma oito taças, contra sete do Corinthians. 

    Trajetória rumo ao hepta

    Na campanha deste ano, o Corinthians assumiu a ponta na quinta rodada e não perdeu mais. Para ser campeão mais uma vez, o time de Carille arrancou de forma impressionante para abrir vantagem sobre os rivais. No primeiro turno, a equipe somou 47 pontos, sem nenhuma derrota.

    Na segunda metade do campeonato, o Corinthians sofreu com a instabilidade e a série de maus resultados. Antes do clássico com o Palmeiras no último dia 5, o líder havia somado apenas um ponto em quatro jogos, com derrotas para Bahia, Botafogo e Ponte Preta.

    O dérbi disputado em Itaquera, porém, tornou-se um divisor de águas na campanha. Depois de derrotar o rival por 3 a 2, o Corinthians emendou mais três vitórias seguidas e assegurou o heptacampeonato brasileiro.

    Veja Também

    Comments (1)

    1. Silvana Hardt

      Sem palavras é bom demais ser corinthiana parabéns meninos arrasaram é nois

    Comments are closed.