Conmebol confirma que Libertadores passará a ser disputada até novembro

    Em reunião nesta terça-feira, em Assunção, no Paraguai, o Comitê Executivo da Conmebol decidiu mudar o formato da Copa Libertadores da América e também da Copa Sul-Americana. A principal novidade é a ampliação do tempo de disputa da Libertadores, que passou de fevereiro até novembro, enquanto a Sul-Americana vai de junho a dezembro. As alterações no sistema já valem para as edições de 2017.

    A Conmebol chegou a contratar uma consultoria espanhola, que fez a apresentação de como seria o novo modelo. O presidente da entidade, Alejandro Domínguez, postou uma foto em seu perfil no Twitter onde mostra os dirigentes reunidos – entre eles o presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno.

    “Depois de uma análise criteriosa das necessidades e características próprias do futebol sul-americano, decidimos adotar o calendário anual para a Libertadores. Por muito tempo os clubes tiveram que escolher entre o campeonato local e os torneios continentais, e isso afeta a qualidade de ambas as competições. Essa mudança nos permitirá melhorar o desempenho esportivo nos torneios nacionais, proteger os jogadores e, além disso, potencializar a qualidade de jogo das copas continentais”, afirmou Alejandro Domínguez em comunicado.

    A Libertadores será disputada agora em 42 semanas – e não mais 27, como anteriormente. Dez clubes que não avançarem às oitavas de final da Libertadores terão a oportunidade de seguir na Sul-Americana, algo similar ao que acontece na Europa, com a Liga dos Campeões e a Liga Europa. Os campeões dos dois torneios garantem uma vaga direta na fase de grupos da edição seguinte da Libertadores.

    Veja Também

    Comments (3)

    1. Avatar
      Roger Theodoro

      O esquema da libertadores ficou uma bosta, querendo copiar a Europa sem ser viável geográfica e economicamente, fora que tende a acabar com o clima do futebol da libertadores. Se não bastasse, isso vai acabar de matar os estaduais e o futebol do interior – celeiro de grandes craques – que já está às mínguas, vai acabar de morrer… fora nosso calendário,bo planejamento dos clubes e a falta de condições de manter jogadores… Apaguem a luz

    2. Avatar
      Alex Silva De Abreu Silva

      Hoje o presidente e a diretora estão acabando de afunda o Corinthians fora Roberto de Andrade do Corinthians

    3. Avatar
      Ricardo Freitas

      NO FINAL DA LIBERTADORES OS CLUBES PERDEM TODOS OS MELHORES JOGADORES, AI UM MÊS DEPOIS VAI JOGAR O MUNDIAL DE CLUBES, SANTA INCOMPETÊNCIA ……….

    Comments are closed.