Corinthians x RB Bragantino

Conseguirá Red Bull elevar Bragantino ao sucesso no futebol brasileiro?

Os casos de sucesso da empresa Red Bull, enquanto dona de equipes de futebol, são inquestionáveis. Enquanto o time do Salzburgo está dominando seu Campeonato e lutando para chegar à Liga dos Campeões, o Leipzig, em poucos anos,se tornou uma das melhores equipes da Europa. Mas será que esse sucesso se repetirá agora no futebol brasileiro, após a aquisição do time Bragantino?

A verdade é que o forte investimento, por parte dessa famosa empresa austríaca, não está faltando, tendo feito com que, por exemplo, o time tivesse conseguido conquistar o Brasileirão Série B com enorme facilidade, na temporada passada. Então o que está fazendo com que o Red Bull Bragantino não esteja indo de encontro com as expectativas iniciais dos especialistas do futebol brasileiro?

Mesmo tendo alcançado uma segunda vitória no Brasileirão 2020 frente ao Ceará, e permanecendo nas oitavas da Copa do Brasil, o fato do time ainda estar em zona de despromoção está fazendo com que a temporada, após um forte investimento, esteja sendo uma desilusão, que até já foi admitida pelo próprio técnico. O caos está sendo tanto que, até ao momento, até na conversão dos pênaltis o Bragantino só tem uma taxa de 33%, bem abaixo da média!

Com forte investimento, Bragantino entra com pé esquerdo

Os 11 pontos, nos primeiros 12 jogos, fizeram com que os alarmes começassem soando, de tal forma que, nesses poucos meses, já existiram trocas de técnicos e o time está cada vez mais “mergulhando” em uma estratégia tradicional de time brasileiro que está passando por fases ruins.

Contudo, essa estratégia não deveria fazer sentido, pois os donos do time estão longe de moldarem seu orçamento e planejamento de temporada, como um time brasileiro, que geralmente tem limitações em seus orçamentos.

Claramente esse não foi o problema apresentado pelo Bragantino que, apesar de ser um dos times que chegou da Série B, fez um investimento muito forte na qualidade de todo o elenco, que apenas é comparado com o orçamento de gigantes como o Palmeiras e o Flamengo. Também por isso, as melhores casas de apostas legais no Brasil, como é o caso do Esporte Bet Brasil, colocam o time como sendo um dos favoritos até para lutar pelo Brasileirão Série A.

Porém, rapidamente se percebeu, assim que a bola começou rolando, que o entrosamento do elenco não estava consolidado, fazendo com que o time, para além de jogar “desligado”, sofresse muitos gols, que continuam custando pontos preciosos. Nesse momento, ao invés de estarem brigando pelos lugares cimeiros, estão lutando para não retornarem à Série B.

Qual foi o objetivo da Red Bull ao comprar o Bragantino?

Foi com bastante surpresa que a mídia e os torcedores do futebol brasileiro receberam a notícia de que a Red Bull, após seus sucessos no futebol europeu, construindo times muito fortes e competitivos, como o Leipzig, estava interessada na compra do Bragantino, uma equipe que nem sequer estava jogando no Brasileirão Série A.

Porém, a verdade é que os responsáveis pela empresa de bebidas energéticas olharam para um projeto em crescimento do Bragantino, tentando replicar o que fizeram com o Leipzig (um time que não existia há 15 anos), mas dessa vez no futebol brasileiro. Aliás, essa foi a opção que a Red Bull encontrou para tentar marcar sua presença em um futebol que, para além de altamente competitivo, tem alguns dos jogadores mais talentosos do mundo.

Portanto, com esse objetivo de, em um curto/ médio prazo conseguirem dominar o futebol brasileiro, a Red Bull, em poucos anos, já investiu centenas de milhões de reais no Bragantino, dando todas as condições para que o time possa se destacar rapidamente no Brasileirão Série A. Contudo, os planos da Red Bull, com um terço da Série A completo, não estão correndo do melhor jeito.

Face ao forte orçamento, temporada será desilusão?

Não há dúvidas que os novos donos do Bragantino estão dando as condições financeiras e de estrutura para que o time, mais tarde ou mais cedo, se consiga destacar de outros times brasileiros, que infelizmente estão longe de terem uma boa saúde financeira. Porém, será que, ao contrário do que acontece no futebol europeu, a injeção de capital não servirá para resolver todos os problemas?

Tendo ainda muita temporada pela frente, e após um começo “em falso”, com certeza a Red Bull, bem como os responsáveis pelo Bragantino, terão como objetivo manterem o time na Série A. Assim, o time terá uma nova chance de acertar com seu investimento, tentando “ameaçar” as potência históricas do futebol brasileiro.

Veja Também

Notícias do Corinthians
Protesto Corinthians
Notícias do Corinthians
Corinthians x Santos Ao Vivo