Corinthians é quem usou menos jogadores. Grupo fechado ou falta de opção?

PUBLICIDADE
  • Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

    5276b86a397b702393ac1865edf97cf6

Líder do Campeonato Brasileiro com seis pontos de vantagem após 30 rodadas, o Corinthians é o time que usou menos jogadores ao longo da competição. De acordo com levantamento realizado pelo LANCE!, apenas 27 atletas tiveram oportunidades com o técnico Fábio Carille, contra 40 do Grêmio, que é o time que mais recorreu às suas alternativas de elenco nesta edição da competição.

O debate criado pela estatística é: o Timão se fechou em torno de algumas referências no grupo ou, na verdade, não tem opções tão boas para utilizar na busca pelo título nacional? De acordo com o treinador, que mantém a escalação titular mesmo com a equipe em má fase, o elenco está fechado e até os reservas têm participação fundamental na campanha que já rendeu 59 pontos.

“Estou fechado com o grupo todo. Sei do momento do Jadson, mas ele pode decidir em uma bola, achar uma jogada que ninguém acha, então tenho que acreditar. Mas quem resolve o jogo não são 11, são 14. Quantas vezes o Clayson saiu do banco e fez gols? Quantas vezes o Marquinhos também participou? Quantas vezes tirei um volante marcador para colocar o Camacho? Uso os jogadores de acordo com a necessidade do jogo”, diz o treinador.

O elenco atual do Corinthians tem 33 jogadores e oito não tiveram chances de entrar em campo no Brasileirão: Walter, Matheus e Caique (goleiros), Vilson (zagueiro), Ameixa e Mantuan (volantes) e Danilo e Rodrigo Figueiredo (meias). Entre os 27 utilizados ainda há o atacante Clayton, que foi devolvido de empréstimo ao Atlético-MG em agosto – ele tem dois gols pelo Timão no Brasileirão, ambos marcados na goleada por 5 a 2 contra o Vasco, em junho.

Nas últimas rodadas, uma série de titulares do Corinthians têm sido contestados em razão do desempenho. Nomes como Fagner, Guilherme Arana, Maycon, Jadson e Rodriguinho estão no alvo da torcida, e mesmo que suplentes como Clayson e Marquinhos Gabriel tenham mostrado serviço, Carille definiu a volta do time considerado ideal na partida deste domingo, contra a Ponte Preta, pela 31ª rodada do Brasileirão. Clayson, aliás, fez metade dos gols do Timão no segundo turno, mas inicia no banco de reservas.

Com grupo fechado ou sem opções, o Corinthians fez o melhor turno da história na primeira metade do Brasileirão e sofre para deslanchar no segundo turno. São três vitórias, três empates e cinco derrotas.

VEJA O NÚMERO DE JOGADORES UTILIZADOS POR CADA TIME NO BRASILEIRO:

Corinthians – 27
Avaí – 28
Flamengo – 31
Palmeiras – 31
Atlético-GO – 32
Bahia – 32
Cruzeiro – 32
Coritiba – 33
Sport – 34
Atlético-PR – 35
Botafogo – 36
Ponte Preta – 37
Vasco – 37
Vitória – 37
Chapecoense – 38
Fluminense – 38
Santos – 38
Atlético-MG – 39
São Paulo – 39
Grêmio – 40

 

Notícia Anterior

Quesada: Fator faz Palmeiras enxergar topo da tabela mais perto do que nunca no Brasileirão; veja

Próxima Notícia

É proibido errar: como Corinthians se prepara e espera a Ponte no domingo

PUBLICIDADE