Vagner Mancini - Corinthians

    Corinthians passa por momento inédito em 8 anos de Brasileirão

    O time do Corinthians está atravessando uma fase complicada no Brasileirão, se colocando em um posicionamento que os torcedores e o histórico time não estavam há mais de oito anos: na zona de rebaixamento. Com mudanças drásticas no elenco e na própria equipe técnica, o Timão está tentando lutar contra as adversidades, mas os resultados negativos das últimas rodadas do Brasileirão Série A não estão ajudando nessa recuperação.

    Cassio - Corinthians
    Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

    Ora, se time, no início da presente temporada, até estava no topo das preferências das casas de apostas, como é o caso do Sportsbet, acreditando que a qualidade do elenco poderia ser suficiente para que o Corinthians conseguisse lutar até ao final pelo título, o mesmo já não se verifica atualmente.

    Após 17 rodadas e somente 4 vitórias, tendo recentemente sofrido um desaire de virada contra o time do Ceará, o Corinthians ronda o grupo de 4 equipes de rebaixamento, um posicionamento que não acontecia desde a temporada 2012, durante a rodada 8, no ano em que o Fluminense conseguiu sair vitorioso.

    Comparações surgem com o desastre de 2007

    Infelizmente, a temporada de 2007, que ditou o rebaixamento do Corinthians para a Série B, ainda está muito presente nos corações dos torcedores, que nem querem imaginar o que seria uma repetição dos resultados dessa temporada “trágica”. No entanto, a própria mídia já comparou os atuais resultados, garantindo que, à 15ª rodada do Brasileirão, o Corinthians de 2007 tinha mais dois pontos que o Corinthians de 2020.

    Portanto, não há dúvidas que os alarmes estão soando em toda a equipe, visto que os muitos empates, em jogos que poderiam ter dado para o Timão, acabaram tirando pontos preciosos, que poderiam colocar o time no meio da classificação. Ao invés disso, o time, que mudou recentemente de técnico, terá que se mostrar toda sua força, dando a volta a uma situação complicada.

    Será uma réplica do que aconteceu em 2007, ou mais 2012?

    De fato, já se fez referência à última vez que o Corinthians caiu na zona de rebaixamento, precisamente na oitava rodada do Brasileirão 2012. Contudo, bem diferente do que rolou em 2007, em que o time acabou caindo para a Série B, em 2012 o Timão foi a tempo de se recuperar, tendo fechado a temporada no Brasileirão no sexto lugar da Série A.

    Para além disso, sendo uma informação muito mais relevante que esse sexto lugar, foi precisamente na temporada 2012 que o Corinthians mostrou sua força ao mundo do futebol, conquistando de forma incrível e invicta a Copa Libertadores da América, tendo até triunfado, meses mais tarde, o Mundial de Clubes da FIFA, contra o campeão da “Champions League” Chelsea. Ou seja, a última vez que o Corinthians esteve na zona de rebaixamento, em 2012, o time terminou essa sua temporada como melhor time do mundo, em um ano mágico.

    Logo, resta agora entender que face do Corinthians os torcedores vão assistir, após o time ter, muito recentemente, caído em uma zona que não é de todo familiar para um dos maiores times da história do futebol brasileiro. Será que o time somará uma virada histórica na temporada, tal como aconteceu em 2012, ou então cairá em “desgraça” com uma campanha de 2007, que fez com que o time acabasse caindo para a Série B?

    Mudanças no time poderão levar a virada

    De fato, a própria diretoria, percebendo que deveriam ser tomadas medidas para que o rumo do Corinthians mudasse nessa temporada, acabou dispensado seu técnico, tendo já contratado sua alternativa. Além disso, devido a alguns problemas no setor financeiro, se espera que possam existir ainda algumas mudanças e saídas, de forma a reforçar e a melhorar a qualidade geral do elenco, que, até ao momento, não tem conseguido dar a melhor resposta, dentro dos gramados.

    Veja Também

    Notícias do Corinthians
    Andres Sanchez - Corinthians - Entrevista