Corinthians se moderniza com a IBM e busca melhorar sócio-torcedor em 2020 com ajuda da empresa

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Desde 2018, o Corinthians possui uma parceria com a empresa norte-americana IBM. A ideia, na época, era modernizar tanto o estádio em Itaquera como também alguns dos serviços internos do clube. Após dois anos do acordo, é possível ver que as mudanças realmente foram positivas e que o clube segue uma tendência mundial de alinhar tecnologia e eficiência. Na Inglaterra, por exemplo, a maioria dos times possuem acordos com empresas do mesmo ramo.

O contrato foi fechado no dia 21 de dezembro de 2018 e tem duração de 10 anos. Ou seja, é um patrocínio de longa duração, algo diferente dos acordos que a equipe possui atualmente e que vencem no final desta temporada. A IBM é uma gigante do ramo de tecnologia e chegou no Corinthians para modernizar diferentes setores, algo que realmente aconteceu, com seu investimento na casa dos R$ 12 milhões. Atualmente, por exemplo, todos os jogadores possuem dados individuais de rendimento a cada partida realizada.

Os torcedores já puderam acompanhar algumas das mudanças na Arena Corinthians, incluindo o uso de biometria, e-tickets e a melhoria do serviço de Wi-Fi do local. Além disso, o estádio agora conta com catracas modernas e com um design especialmente projetado para atender ao público portador de necessidades especiais. Tudo isso desenvolvido por técnicos e profissionais da IBM. A segurança virtual e física nos dias de jogos, assim como o uso de câmeras e equipamentos de acesso, também são realizadas pela empresa.

Esses pontos demonstram que, após um pouco mais de um ano, a parceria tem gerado bons frutos para o time. A expectativa, principalmente para 2020, é de que o foco seja no programa de sócio-torcedor. O site Fiel Torcedor recebeu um novo layout no ano passado, mas a ideia é aumentar o número de cadastros. Atualmente, o clube conta com pouco mais de 80 mil, e a ideia é chegar próximo dos 170 mil, algo que apenas Flamengo e Vasco conseguiram até então. A parceria deve ajudar nisso.

Tecnologia e futebol

Acordos como o firmado pelo Corinthians e a IBM não são uma novidade no futebol mundial. Na verdade, parceria entre empresas de tecnologia e clubes europeus é algo comum. Um bom exemplo acontece no futebol inglês. A própria Premier League tem como patrocinador a EA Sports, que é responsável por gerir todos os dados de jogadores e clubes durante as partidas. A empresa é famosa pela criação de jogos para videogames e, por isso, é quase uma especialista em dados virtuais.

O mesmo acontece com alguns clubes, como é o caso do Manchester United. Em 2015, como mostra a reportagem do portal Baguete, a equipe fechou um acordo com a HCL Tech após ter problemas durante negociação do goleiro David De Gea. Já o Arsenal escolheu a Acronis como empresa responsável pela modernização do clube, em uma parceria que já tem alguns anos de sucesso.

Manchester City, Chelsea e Liverpool também estão nesta lista, que conta com outros clubes de menor torcida. O West Ham, que inclusive possui uma equipe voltada para os torneios de eSports, como mostra o artigo do portal FifaBR, tem como parceira a Vanquish Tech, empresa líder do setor de informática. Entretanto, é o acordo com o site de futebol bets Betway Esportes que chama mais a atenção nesse caso. O portal de apostas esportivas online é o principal patrocinador da equipe, possui o nome estampado na camisa e mostra que os acordos entre clubes e empresas virtuais vão além de serviços de modernização.

No futebol espanhol, assim como em outras ligas da Europa, é possível encontrar mais exemplos. Em 2016, segundo informações divulgadas pelo portal Globoesporte, o Barcelona fechou um acordo de R$ 201 milhões com a empresa Rakuten. A companhia presta um serviço semelhante ao da IBM no Corinthians, ou seja, o de modernizar e cuidar de todos os serviços que envolvam novas tecnologias no estádio do clube catalão. Já o Real Madrid possui um acordo com a EA Sports, em moldes parecidos com os do Campeonato Inglês.

Novos patrocínios

O Corinthians parece apostar na mesma onda dos clubes europeus. No início deste ano, a equipe anunciou um acordo com a plataforma online Serasa Limpa Nome como patrocinador oficial. A empresa ganhou até mesmo um espaço na camisa do Timão. A ideia é que a abertura para mais empresas faça o clube alcançar a meta que Matias Romano Ávila, diretor financeiro do Corinthians, prometeu aos torcedores. Ele garante que o Timão vai conseguir pagar a Arena nos próximos 12 anos.

Buscando formas de arrecadar, e ao mesmo tempo de modernizar o clube, a parceria com a IBM é apenas uma demonstração de como essa eficiência pode, de forma rápida, produzir resultados positivos. Como vimos, essa é uma tendência mundial, seja dentro do esporte ou fora dele, e o Corinthians não pode ficar de fora dessa possibilidade de trazer mudanças positivas para o clube.

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