Corinthians terá setor caça-talentos com ídolos e infiltrados como ‘garimpeiros’

    Com menos dinheiro para comprar jogadores, o Corinthians promete investir cada vez mais na base para formar seu elenco. E vem novidade por aí. Previsto para começar no próximo mês, um novo departamento vem para mudar a forma como o clube busca novas revelações, em uma espécie de “setor de caça-talentos”.

    Conforme apurou a ESPN, a ideia é utilizar ex-jogadores com história e identificação com o Parque São Jorge para auxiliar no processo. Eles rodarão cidades do interior e outros estados assistindo jogos e observando jovens. O Corinthians apostará no sigilo e na pouca divulgação das ações para não chamar a atenção.

    O projeto acompanhará outra mudança importante: o novo Centro de Treinamento para a base, que será entregue em aproximadamente seis meses. Com o provável nome de Ronaldo Nazário de Lima, será localizado ao lado do CT do time principal, na Rodovia Ayrton Senna. Até mesmo a criação de uma equipe Sub-23, que disputaria torneios alternativos, não está descartada.

    “Teremos olheiros nossos vendo muitos jogos, mas não iremos divulgar quais jogadores ou partidas iremos acompanhar. Nossos observadores estarão nos estádios, mas ninguém saberá quem eles são”, disse Osmar Loss, técnico do Sub-20 do Corinthians, em entrevista ao ESPN.com.br.

    Serão feitas reuniões mensais com gestores e treinadores da base para mapear revelações de forma estratégica.

    “Não queremos que sejam escolhas feitas por apenas um jogo ou dois. Para ter o mínimo de erro possível, um dos segredos é deixar com que os jogadores não saibam do nosso interesse e ainda fiquem em seus clubes. Para que eles não mudem ou que isso influencie para que eles façam algo diferente, queremos o verdadeiro perfil do atleta”, afirmou.

    Loss admite que o Corinthians está atrás de outras agremiações por não ter um departamento especializado na captação de jogadores. Quem faz esse trabalho atualmente são os próprios treinadores de cada categoria.

    “Será nos mesmos moldes dos outros clubes, porque temos muitos profissionais vindos de outros lugares que trazem uma bagagem muito grande. Queremos um setor enxuto, porém, efetivo”, disse.

    Ele acredita que hoje o mercado está mais competitivo e difícil. “Outros clubes estão se especializando cada vez mais em buscar jogadores cada vez mais cedo e com mais intermediadores, isso complica”.

    Aproveitamento dos garotos no time de cima

    O Corinthians venceu diversos torneios de base no últimos anos, como a Copa São Paulo deste ano, Mundial Sub-17, Paulista Sub-20, entre outros. Mesmo assim, não conseguiu transformar esse sucesso em um número expressivo de titulares da equipe de Tite.

    “Eu acho que o aproveitamento da base no profissional está bem aceitável com 38% dos jogadores do elenco líder do Campeonato Brasileiro formado por oriundos da base. Como não vê como titular acha que não está sendo bem utilizado”, ponderou.

    A opinião não é compartilhada por jogadores que passaram pelo Parque são Jorge. Lucão, capitão da Copa São Paulo em 2014, em entrevista ao ESPN.com.br, pediu para o clube valorizar mais a base.

    Loss analisa pelo lado econômico e aposta que os números serão melhores em breve. “Para um clube com esse poder de investimento vejo número como espetacular, de grande absorção. Mas imagina se tivéssemos que contratar esses 12 jogadores de fora, o quanto iria se gastar? Você economiza e num futuro eles chegarão num ponto de serem titulares”, finalizou.

    Veja Também

    Comments (6)

    1. Avatar
      Edgar Rodrigues

      Tem talento na base pode dar certo!

    2. Avatar
      Fabio Silva De Oliveira Carvalho Fabio

      Será os vândalos de gravata do corinthians so saber contratar medalhões e toma surra da base do santos

    3. Avatar
      Luis Magno Lobo

      Demorô

    4. Avatar
      Christian Fabricio Falanga

      Duvido que aproveitam no time profissional,o Tite nao sabe trabalhar e o presidente gosta de vender os futuros craques ,que revolta dessa diretoria burra!!!

    5. Avatar
      Santoss S Girdinho

      Vai Corinthians

    6. Avatar
      Felipe Mendes

      O que adianta se o profissional não aproveitar.

    Comments are closed.