Da tradição à modernidade: Arena Corinthians faz três anos e abre tour

    • Dassler Marques/UOL Esporte

      Arena Corinthians lotada na final do Paulistão contra a Ponte Preta

      Arena Corinthians lotada na final do Paulistão contra a Ponte Preta

    Após três anos de espera e cobranças de torcedores, o Corinthians inaugurou nesta quarta-feira o projeto “Casa do Povo”, que é o nome oficial do tour guiado às dependências da Arena Corinthians. Justamente nesta quarta-feira (10), o clube comemora três anos da inauguração do estádio que já recebeu cem partidas, com 69 vitórias, 24 empates e sete derrotas.

    O LANCE! acompanhou um dos primeiros grupos de visitação nesta quarta – que contou até com uma família de peruanos – e realizou o tour que é grande aposta da Arena Corinthians para alavancar receitas nos próximos anos.

    A visita começa no lounge do Portão A do prédio Oeste do estádio, onde acontece um desafio de habilidades em um campinho sintético, além da chance de jogar videogame e tirar fotos com as estátuas dos ídolos Sócrates e Basílio.

    A visita monitorada segue no estacionamento, onde há um muro que conta partes da história do Corinthians, e em seguida no átrio, museu, business lounge (uma espécie de centro de convenções do estádio), camarote de festas, sala de imprensa, sala de aquecimento, vestiário e gramado. Um detalhe importante das visitas são os guias, que valorizam em suas falas muito mais aspectos emocionais do que técnicos, como arquitetura ou outros detalhes.

    Aspectos emocionais e técnicos até se misturam, como no momento em que um dos guias pede para o grupo de cerca de 30 torcedores gritar “Vai Corinthians” para testar a acústica do estádio. E dá até eco! No caminho para o vestiário, há sons de narrações de gols épicos da história do Corinthians e imagens de torcedores que ajudam a criar o clima antes da entrada no local onde os jogadores se preparam para os jogos.

    Depois da passagem pelos vestiários em que até os rivais são aplaudidos sob a argumentação de que “ajudaram a construir nossa história”, há o momento para foto oficial na sala de entrevistas coletivas e em seguida a passagem para o campo, o momento mais aguardado pelos visitantes. No caminho, os guias mostram até injúrias cometidas na estrutura do estádio, como uma porta amassada por um jogador revoltado do Avaí em 2015 e as marcas da chuteira de Gabriel após a expulsão no Paulistão. Até os problemas viram atração. E das boas.

    Em seguida, são liberadas fotos na parte anterior ao gramado, que não pode ser prejudicado, e o passeio termina no lounge, exatamente onde começou, quando os visitantes podem comprar fotos do tour e guardar eternamente as lembranças da casa do Corinthians. É uma hora de puro corintianismo.

    Serviço

    O tour da Arena Corinthians é realizado toda semana, entre quarta-feira e domingo, exceto em dias de jogos do Timão, entre 9h e 16h45. Os ingressos custam R$ 40 durante a semana e R$ 60 aos fins de semana, com desconto de 20% para todos os sócios-torcedores adimplentes. Estudantes, idosos e crianças de 3 a 12 anos têm direito à meia-entrada, e menores de três anos não pagam ingresso. O site do tour da Arena é este aqui.

    O tour da Arena Corinthians é comandado pela empresa Futebol Experience (FXP), que trabalha com essa área desde 2006. A ideia é explorar o estádio de abertura da Copa do Mundo de 2014 como ponto turístico da cidade de São Paulo, inspirado em modelos como o “Camp Nou Experience”, do Barcelona.

    Veja Também

    Comments (4)

    1. Avatar
      Evanilson Amaral

      Vai timão

    2. Avatar
      Vitor Santos

      Vai Corinthians

    3. Avatar
      Luan Crystian

      Timão

    4. Avatar
      Roberto Cruz

      Parabéns Timão!!!
      Mas precisamos ter mais êxito nas finalizações, temos jogado com espírito de equipe em busca do objetivo, isso me faz lembrar o Coringão do Mundial.
      VAI CORINTHIANS DO CORAÇÃO!!!

    Comments are closed.