Diretor de Marketing do Corinthians fala de planos para 2016 e confirma naming rights próximo

    Com 99,95% de chances de título no Campeonato Brasileiro, o Corinthians pretende festejar já na próxima rodada, no dia 19.

    Mas, para a última rodada do campeonato, no dia 6 de dezembro, o time pretende coroar a festa com uma grande notícia: o tão esperado anúncio dos “naming rights” da Arena Corinthians.

    Desde as obras do estádio, o time negocia com diversas marcas um contrato milionário. Nomes como Emirates e Hyundai já apareceram entre os boatos.

    A marca escolhida poderá batizar a Arena – que, por enquanto, é chamada popularmente de Itaquerão.

    Marcelo Passos, diretor de Marketing do Corinthians, contou à EXAME.com que as negociações estão avançadas.

    “É grande a possibilidade do fechamento da propriedade de naming right da Arena, entrando em 2016 com tudo assinado e resolvido. Assim como os patrocinadores da camisa também”, explicou.

    Valores e contratos já estão acertados. Mas um forte esquema de sigilo foi montado em ambos os lados para evitar que o nome vaze.

    Já sobre os planos do clube, o diretor contou do projeto de tornar o Corinthians, até o fim de 2017, o time com mais sócios-torcedores no mundo.

    Leia e entrevista completa com Marcelo Passos:

    EXAME – Qual a grande novidade em termos de Marketing para o ano que vem?

    Marcelo Passos – Além de continuarmos com o planejamento que foi feito no início do nosso trabalho, e que em curto prazo já se mostrou eficiente, miramos como grande possibilidade o fechamento da propriedade de naming right da Arena. Vamos, também, continuar com o Licenciamento, que gera oportunidades para o clube. E temos o objetivo de crescer e aumentar ainda mais a base do Fiel Torcedor. Por fim, vamos acelerar o processo de internacionalização da marca, algo que já iniciamos. Mas acreditamos que o trabalho ainda pode melhorar, sendo mais denso, tudo isso após essa primeira etapa já ter sido toda resolvida.

    EXAME – Em abril, vocês anunciaram grandes mudanças no programa de sócio-torcedor. As mudanças surtiram o efeito esperado? Mudou muito em termos de arrecadação?

    Marcelo Passos – Sim, o que pretendíamos aconteceu. Fizemos alterações nos planos depois que assumimos. Dobramos a base de sócios, gerando um aumento de arrecadação. E queremos aumentar ainda mais para o futuro. Hoje, o clube é o segundo no ranking brasileiro, mas é uma posição questionável, pois realizamos uma atualização na base mensalmente, por isso, quem é inadimplente já está fora no mês seguinte. Isso não acontece em todos os clubes. Nossa meta é ser o maior do mundo até o final dessa gestão, que vai até o final de 2017, começo de 2018. Para atingir esse número vamos fazer algumas mudanças. Nosso próximo projeto é lançar uma nova modelação na plataforma de relacionamento do Fiel Torcedor.

    EXAME – Como ficam os patrocínios de camisa para ano que vem? Vão manter a Caixa por 30 milhões de reais?

    Marcelo Passos – Começamos agora a negociação para os patrocínios do clube, Arena e as propriedades da nossa camisa. Esse é um período em que todas as grandes marcas estão fechando o planejamento para o ano seguinte. Até o final do ano pretendemos anunciar quais foram esses passos que conseguimos dar e quem são os parceiros que vamos manter e os novos que chegaram. Com relação à Caixa, o contrato com o clube vai até final de fevereiro, então esse é o último parceiro que vamos falar, ainda temos um tempo para essa negociação.

    EXAME – Sobre o naming right da Arena, está perto de ser definito, correto? O que pode adiantar?

    Marcelo Passos – Sim, mas temos contrato de confidencialidade e não consigo abrir muitas coisas sobre esse projeto.

    EXAME – Ganhando o título nacional desse ano, como você acha que ajudará a marca Corinthians para a próxima temporada? E para os negócios de marketing?

    Marcelo Passos – Ganhar um título tanto para o Corinthians quanto para qualquer outro time traz uma grande visibilidade para a marca. Mais títulos e melhor performance do time em campo gera maior exposição e você tem também uma proximidade maior com os torcedores e com a mídia. Já estar classificado para a Libertadores é uma ótima notícia para garantir toda essa visibilidade que citei. Toda essa movimentação se transforma em mais confiança das marcas com relação ao time e sua atuação.

    EXAME – O time continua como o mais valioso do Brasil e das Américas. E foi o primeiro brasileiro a passar a marca de um bilhão de reais. Como manter essa primeira colocação e fazer com que o valor de marca ajude ainda mais nessa conta?

    Marcelo Passos – Sim, o Corinthians é o mais valioso, passando de R$ 1 bilhão em valor de marca. A fórmula é mais ou menos a mesma, ou seja, manter performance e visibilidade em alta, tomando cuidado para que as ações de marketing e a atuação com os torcedores sejam feitas de forma planejada e bem executadas a fim de manter o padrão que se conquistou nos últimos anos. Agindo dessa forma o clube pode crescer ainda mais.

    EXAME – Quem você considera o rosto mais “garoto-propaganda” do time atualmente?

    Marcelo Passos – Diferente de outros anos, quando o time tinha em evidência grandes nomes como Rivelino, Sócrates e mais atualmente o Ronaldo Fenômeno, hoje saímos em vantagem e não temos uma cara única no time. Atualmente, a força do Corinthians é o coletivo e o trabalho em equipe, e isso de certa forma faz com que a marca seja beneficiada. Não que o outro seja pior, pelo contrário, as vezes é ótimo ter um garoto-propaganda para servir de âncora e referência, mas o time vem seguindo sem esse formato. Trabalhamos com o time muito mais pelo conceito da coletividade. Mas, se for para citar um nome, de um tempo para cá, o Tite tem ganhado uma relevância muito grande junto com o torcedor, a imprensa e os formadores de opinião. Se tivéssemos que realmente escolher uma cara para o time, assim como fizemos na gravação do comercial Fiel Torcedor, escolheríamos o Tite como a cara do Corinthians, mesmo achando que o time está muito forte pela coletividade.

    EXAME – Em menos de um ano de sua gestão, o que você considera o maior acerto?

    Marcelo Passos – Nesse período, o balanço que eu faço é termos dedicado o primeiro mês da gestão fazendo um planejamento muito sério e profundo sobre as ações que queríamos e tínhamos como prioridade para atingir no clube. Dessa forma, mantivemos o foco e o trilho, o que se mostrou um ótimo aprendizado, pois não perdemos a direção. Tanto que estamos repetindo esse planejamento para o ano que vem.

    Veja Também

    Notícias do Corinthians
    Notícias do Corinthians

    Comments (6)

    1. Avatar
      Clayton Santos

      ja esqueci éssa historia

    2. Avatar
      Iago Toledo

      Torce pro Corinthians? convido você á representar a GDF (Gaviões da Fiel) no jogo GTA TORCIDAS! O jogo GTA TORCIDAS consiste em simular a vida de um torcedor organizado, com caravanas, bondes, arrastões, jogos e festas em estádios! Não fazemos apologia a violência. Veja alguns vídeos da GDF no jogo neste canal no youtube:
      https://www.youtube.com/user/TvGavioesGT/
      GOSTARIA DE JOGAR CONOSCO? BASTA ADICIONAR ESTE GRUPO E IREMOS ORIENTA-LO(A) COMO JOGAR E SE JUNTAR FAMÍLIA GAVIÕES-GT:
      https://www.facebook.com/groups/suportegavioesfielgtatorcidas/
      Visite Nossa Página do facebook: https://www.facebook.com/gdfgtatorcidas

    3. Avatar
      Glaylton Sillva

      Tomara que sejas a Emirates! Seremos grandes como os times da Europa! Kkk

    4. Avatar
      Itamar Novaes

      Vai corinthians. ..vamos fechar 2015 com Hexa campeonato. ..e vamos vir pra 2016 ainda mais forte pro desespero dos antis …kkkkkk

    5. Avatar
      Mota Neto

      Ate o mundial do Palmeiras esta mais próximo,já nem me iludo mais..

    Comments are closed.