Fábio Carille: “Nossas experiências na Florida Cup sempre são muito válidas”

PUBLICIDADE

Quando o Corinthians inicia o ano se preparando na Florida Cup, o torcedor corintiano já começa a se animar: vem uma temporada vitoriosa pela frente. Presente nas edições de 2015, 2016 e 2017 – anos em que somou dois títulos brasileiros e um paulista –, o Timão vai para a quarta participação no torneio, que será realizado entre os dias 10 e 20 de janeiro de 2018, em Orlando, nos Estados Unidos.

Além de aproveitar o período em solo norte-americano para desenvolver ainda mais a internacionalização da marca – a Florida Cup é transmitida para cerca de 140 países –, o Corinthians valoriza a infraestrutura encontrada em Orlando, com condições de trabalho muito elogiadas pela comissão técnica alvinegra. O treinador Fábio Carille, que já esteve nos Estados Unidos como auxiliar de Tite e também como comandante em 2017, é um dos mais entusiasmados com a pré-temporada na Flórida.

“Eu vejo de forma muito positiva a nossa participação na Florida Cup. Nesta temporada mesmo, os jogos no torneio nos serviram de base para a montagem do nosso esquema de jogo. A resposta da equipe, principalmente já na partida contra o Vasco, mesmo com a diferença no tempo de preparação, nos deu uma tranquilidade maior para seguirmos na nossa ideia de plano de jogo. Eu, inclusive, considero este jogo como um dos chaves na nossa temporada. Foi vital para a sequência e para as conquistas que alcançamos”, afirmou Carille, citando a vitória por 4 a 1 sobre o Vasco da Gama, no dia 18 de janeiro de 2017, em Orlando.

“A Florida Cup nos oferece uma pré-temporada de excelência. Sempre fomos muito bem recebidos, nossas instalações são excelentes. As experiências que tivemos foram bem válidas, e creio que nesta próxima temporada não será diferente”, completou o treinador alvinegro.

Carille elogiou também o fato de o Timão poder realizar confrontos de alto nível técnico em Orlando, o que, segundo o técnico, ajuda na montagem da equipe para o restante da temporada. O jogo de abertura da Florida Cup 2018 será entre Corinthians e PSV Eindhoven (HOL), líder do Campeonato Holandês, no dia 10 de janeiro, no Orlando City Stadium, uma das arenas mais modernas dos Estados Unidos. Depois, o time alvinegro voltará a campo no dia 13, diante do tradicional Rangers (ESC), vice-líder do Campeonato Escocês, no Spectrum Stadium, em Orlando.

“É sempre muito bom enfrentar adversários que você não está acostumado, conhecer novas ideias, ver como essas equipes se portam. Em outras edições, enfrentamos o Bayer Leverkusen, o Shakhtar Donetsk. São grandes times, acostumados a jogar a Liga dos Campeões da Europa. Foram experiências muito positivas. Os europeus vêm em meio de temporada, e nós iniciando um trabalho ainda, mas mesmo assim a resposta da nossa equipe sempre foi boa. Tenho certeza de que vai ser bem bacana enfrentá-los. Sei que estaremos abaixo fisicamente, ainda em início de preparação, mas será produtivo”, ressaltou Fábio Carille.

O treinador corintiano aproveitou para elogiar o lendário holandês Phillip Cocu, atual técnico do PSV Eindhoven. O ex-volante do Barcelona e da seleção holandesa vem fazendo história no comando do PSV. No cargo desde 2013, já levantou duas taças do Campeonato Holandês, além de uma Copa da Holanda. Na atual temporada, o PSV está na liderança da liga, com 39 pontos ganhos – 13 vitórias em 15 jogos –, com cinco pontos à frente do segundo colocado, o AZ Alkmaar. Os grandes rivais Ajax e Feyenoord estão na terceira e na quinta colocação, respectivamente. Campeão paulista e brasileiro em 2017, Carille espera construir uma história de sucesso semelhante à de Cocu como treinador.

“Eu sempre falei nas minhas entrevistas que sei que é difícil ficar muito tempo no mesmo clube, até por uma questão cultural que existe no Brasil, mas eu sonho, sim, em me tornar um dos primeiros a ficar por muitos anos em um clube, aqui no Corinthians. É muito difícil, sim, nosso futebol é bastante em cima de resultado, mas acho que as coisas já estão mudando um pouco, e eu projeto isso. A minha história se parece um pouco com a dele [Cocu], né? O PSV é o primeiro clube dele como técnico, e já ganhou vários títulos importantes. Espero ter o mesmo sucesso que ele e dar sequência a este trabalho por aqui”, planeja Carille.

Mesmo em férias, o treinador do Corinthians tem mantido contato com a diretoria alvinegra, visando a montagem do elenco para a temporada 2018. A volta aos trabalhos com o grupo de jogadores está marcada para 3 de janeiro, no CT Joaquim Grava. Dias depois, a delegação corintiana viajará para Orlando, iniciando a preparação para a Florida Cup.

Notícia Anterior

Aos 27 anos, goleiro ex-Corinthians opta por construção civil e se aposenta

Próxima Notícia

O dia do mercado: Palmeiras e Corinthians fazem clássico por Scarpa

PUBLICIDADE