Giovanni e Marquinhos Gabriel juntos? Tite tenta colocar ideia em prática

Marquinhos Gabriel Corinthians 0 x 0 Grêmio

Melhorar a criação das jogadas é item fundamental para o Corinthians render bem no Campeonato Brasileiro. Pensando nisso, o técnico Tite estuda a possibilidade de colocar os meias Giovanni Augusto e Marquinhos Gabriel juntos em campo. O primeiro aperitivo dessa formação pôde ser visto no empate sem gols com o Grêmio, neste domingo, em Itaquera.

A princípio, os dois são concorrentes diretos por uma vaga no lado direito do meio-campo. Contra o Grêmio, porém, Giovanni entrou no segundo tempo no lugar de Romero e atuou pela faixa esquerda do ataque. Juntos, os dois criaram chances e aumentaram o volume de jogo da equipe. O Timão ficou perto do gol da vitória.

A versatilidade da dupla é o que deixa Tite mais confortável para pensar nessa possibilidade para o futuro. A tendência maior é de que Marquinhos Gabriel seja mantido na direita, por causa de sua velocidade e capacidade de abrir espaços a Fagner, lateral que vai bastante ao ataque. Giovanni, por sua vez, seria deslocado para uma das posições centrais da linha de quatro jogadores do meio-campo.

– Agora, é questão de ajuste. Marquinhos jogou 90 minutos pela primeira vez. Esse sentimento é do torcedor, mas é nosso também. Só que a gente tem de trabalhar com a emoção e também com a razão. Enquanto técnico, tenho de dar três jogos no mínimo para que as situações possam se mostrar e essas engrenagens possam se ajustar. Confesso que não tenho e não busco rapidez de diagnóstico – explicou Tite.


Corinthians teve três meias no segundo tempo contra o Grêmio: formação ofensiva é opção

Paciente, o técnico vai fazer esses ajustes ao longo das primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. Até porque o meio-campo vai passar por mudanças: Elias vai para a seleção brasileira e deve ter seu lugar ocupado por Rodriguinho, que já é titular. A vaga aberta no meio-campo daria espaço a Giovanni ou a Guilherme, que não agradou durante a Taça Libertadores.
Versátil, Marquinhos Gabriel se colocou à disposição para ajudar o Corinthians e atuar ao lado de outro meia.

– Eu acredito que a gente possa jogar junto, sim. Eu posso jogar tanto aberto, como rodando por dentro, trabalhando no espaço curto ou longo. Mas é o Tite quem decide isso. Ele tem passado como gosta de trabalhar e temos de assimilar – afirmou Marquinhos.

Giovanni Augusto se recuperou de uma pancada no tornozelo esquerdo. Contra o Vitória, domingo que vem, ele terá condições de atuar 90 minutos. Com ele, Marquinhos e Guilherme, que entrou bem contra o Grêmio, Tite terá decisões a tomar. Mas sabe que não pode abrir mão da qualidade se quiser ver o Corinthians brigando mais uma vez na parte de cima da tabela.


Sem Elias, Corinthians terá vaga aberta no meio-campo: chance para Giovanni e Marquinhos

Sair da versão mobile