Má cicatrização na cartilagem retarda volta de Paulo André

PUBLICIDADE

Titular em boa parte da campanha do título brasileiro no ano passado, o zagueiro Paulo André sofre para voltar a jogar. A demora na cicatrização da cartilagem de seu joelho direito atrapalha a recuperação, que se encontra na fase de transição da fisioterapia para a preparação física no campo.

Tite e a comissão técnica se preocupam com a situação, mas ainda não cogitam tirá-lo da lista de inscritos na Copa Santander Libertadores. Por ter feito um ótimo Brasileirão e ser um dos líderes do grupo, respaldam a sua volta.

Após artroscopia no joelho, realizada em 1º de fevereiro, os médicos estipulavam um prazo de até 40 dias para o jogador estar à disposição. No dia do lançamento de seu livro, em 1º de março, o próprio Paulo estipulava estar integrado ao grupo em 20 dias. Apesar de fazer treinos físicos no gramado e na academia, os exames apontam a fragilidade na cartilagem. Portanto, há risco de colocá-lo para jogar.

O fisioterapeuta Bruno Mazziotti, que trabalha diariamente com o zagueiro, prefere não estipular uma data para o retorno dele.

– Vamos esperar um pouco mais. Se eu falar que será daqui a duas semanas, posso errar. A gente não quer fazer isso. Dentro do que a gente esperava, ele está numa fase entre campo e departamento médico ainda. Vamos poder precisar mais quando chegar a fase da parte técnica – afirmou Mazziotti ao LANCENET!.

Drama por dois anos
No fim de 2010, Paulo André realizou uma artroscopia no joelho esquerdo e ficou fora da disputa da Libertadores de 2011. Neste ano, ele só disputou uma partida oficial, diante do Mirassol, na primeira rodada do Paulistão.

Problemas nos joelhos

2007
Quando defendia o Le Mans (FRA), Paulo André sofreu grave lesão no joelho direito e quase rompeu o tendão. A primeira cirurgia foi em janeiro. Depois, sofreu duas novas intervenções, em junho e dezembro.

2009
No fim do Brasileirão, Paulo voltou a sentir dores no joelho direito e teve de realizar intensa fisioterapia no local. Passou o Ano Novo de 2009 para 2010 se tratando para poder voltar a jogar.

2010
Realizou uma artroscopia, desta vez no joelho esquerdo. Cirurgia foi em outubro e ele teve complicações que atrasaram o retorno. Isso o fez perder a Copa Libertadores do ano passado, uma vez que o Timão foi eliminado precocemente pelo Tolima (COL).

2011
Zagueiro estava fora da equipe para melhorar condicionamento físico e sentiu dores no joelho direito. Com excesso de cartilagem, teve de fazer uma nova artroscopia.

Com a Palavra: Bruno Mazziotti
Fisioterapeuta do Corinthians

“Quando a cicatrização da cartilagem estiver maturada, nós vamos liberando o atleta para o condicionamento no campo, fortalecimento… Como falta um pouco para cicatrizar, vamos manter a cautela. Tinha de ser realizada a cirurgia para suportar a temporada inteira. Não adiantava fazer apenas a manutenção, senão não atingiria a recuperação plena. Como o Paulo está na fase de recuperação clínica e física, esse trabalho anda paralelo ao condicionamento físico. Quando for liberado, entrará já em uma fase mais técnica”.

Reportagem: Lance!

Notícia Anterior

Paulinho confia no primeiro lugar geral na Libertadores

Próxima Notícia

Corinthians e Ponte Preta acontece no domingo, às 16h

PUBLICIDADE