Na busca por naming rights, marketing corintiano avança com 10 projetos

    Marcada pelo título brasileiro no primeiro ano, por uma série de dívidas quitadas e pela dificuldade em equacionar os problemas do estádio, a gestão do presidente Roberto de Andrade conseguiu avanços importantes fora de campo. Entre os departamentos mais reformulados pelo novo mandatário, o marketing conseguiu êxitos em 10 projetos.

    Entre esses, listados abaixo, estão crescimentos desde a base de sócios, a propriedades novas criadas, ampliadas e outros tipos de parcerias. Enquanto busca resolver as maiores demandas do departamento ainda em abril (venda dos naming rights da Arena e o aumento do valor total em patrocínios no uniforme), o Corinthians celebra alguns resultados positivos no percurso.

    Fiel Torcedor
    A base de sócios foi aumentada para 143 mil e tornou o Corinthians primeiro colocado do ranking, historicamente liderado pelo Internacional. Até pouco tempo, os corintianos eram terceiro colocados. É verdade que planos baratos, de R$ 9,90, foram criados, mas o que é celebrado pela direção é o dobro do número de filiados que têm seus programas em dia. No processo, o clube mudou a estratégia de comunicação com a torcida e mirou públicos específicos. Ainda assim, o Fiel Torcedor recebe críticas pelo índice repassado à empresa Omni, gestora do programa, contrato firmado por Andrés Sanchez e renovado por Mário Gobbi.

    Cadeiras do estádio
    A venda de cadeiras para a temporada destinadas às pessoas físicas é considerada sucesso. Segundo estimativa, 77% do espaço disponível foi comercializado a preços médios de R$ 4 mil cada. O calcanhar de Aquiles são as cadeiras destinadas às pessoas jurídicas, além de camarotes, cujas vendas não decolaram pelo preço estimado em R$ 10 mil aproximadamente.

    Konami
    O acordo com a empresa por conta do jogo Pro Evolution Soccer foi ampliado e teve um crescimento de 19 vezes maior em relação ao vínculo anterior. Hoje, rende R$ 600 mil por ano. Para tentar estreitar o relacionamento com os torcedores, ações foram realizadas na Arena e no CT Joaquim Grava.

    Nike
    O número de camisas vendidas em 2015 está entre os melhores da história do clube. O Corinthians não divulga dados específicos, mas o crescimento em relação à temporada anterior é de 127% no número de uniformes vendidos. O alcance com dois lançamentos também foi superior a 2012, ano dos títulos da Copa Libertadores e Mundial de Clubes e melhor cenário econômico.

    Napster
    Ferramenta para compartilhamento de músicas, se tornou um dos principais parceiros do Corinthians. O clube produziu conteúdos que envolveram os jogadores, a Arena Corinthians e o CT Joaquim Grava. Nos primeiros dias da parceria, o crescimento no fluxo de usuários aumentou em 10 vezes, segundo o índice medido pela empresa.

    Special Dog
    A empresa, novata na região da Grande São Paulo, considera ter tido êxito na parceria com o Corinthians. Depois de fazer um contrato curto em 2015, pesquisas feitas pela marca mostraram que ela se tornou a segunda mais lembrada do segmento entre os paulistanos. Com base nesses dados, o contrato para 2016 foi renovado com aumento superior a 100% no investimento realizado. Estima-se que renda R$ 3 milhões ao clube.

    Winnerplay
    A parceria com o site de palpites é nos moldes que o Corinthians espera atualmente: de longo prazo, com bônus de acordo com o desempenho do parceiro, e interação entre as marcas do clube e da empresa. No acordo válido por três anos, a arrecadação deverá ser superior a R$ 20 milhões.

    Tim
    O Corinthians tinha poucas esperanças na renovação do contrato com a empresa que estampa sua marca no número das camisas de jogo. Mas, em fevereiro, conseguiu concluir um novo acordo com crescimento de 40% nos valores que eram pagos anteriormente. A Tim chegou ao clube em 2010, na esteira de Ronaldo.

    Produtos licenciados
    O faturamento com produtos licenciados dobrou em três meses com a aplicação de uma nova estratégia. A demanda gerada com esse segmento sobrecarregava o departamento, então uma parceria foi realizada com a agência Proenter, especializada em licenciamentos e que passou a absorver uma parte dos produtos que geravam menor receita. O marketing se mantém à frente dos produtos de maior receita.

    Twitter
    O clube considera ter aumentado sua base de seguidores na mídia social dos 140 caracteres com uma nova linguagem. Nesse sentido, são consideradas válidas as interações bem humoradas e provocativas a rivais. Um dos efeitos disso foi ter incorporado uma ferramenta para arrecadar recursos via patrocinadores que só o Barcelona possui. O número de seguidores cresceu ao nível dos 12 maiores clubes da Europa. Hoje, na somatória das redes sociais, alcançou 16 milhões de seguidores.

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    Comments (13)

    1. Avatar
      Allencar Roccha

      Sou Corinthians mas melhor parar com esse papo de naming rights que já está ficando feio.!!!

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      Claudinei Gualberto

      Isso já virou novela, vamos espera o próximo capítulo…..

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      Ninho Lautner

      Desde da inauguração dessa arena que se fala desse nome … E até agora nada!

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      Sergio Monte

      Porque estes bostas não veem a público e fala a verdade, não tem ninguém interessado em comprar o nome do estádio e pronto. Agora ficam com esta frescura de tem 01, tem 02, tem 10 , não tem nenhum. Porra vão se foder, e se tiver algum realmente, que o apresente só quando estiver com o contrato assinado, chega de putaria. Diretoria incompetente do caralho, Falei

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      Victor Chuk

      Só especulaçoes e roubalheira

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      Anderson Vedder

      De novo essa chatice? Pow, vão contratar jogadores… Melhorar o time…

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      Carlos Santos

      Kd o dinheiro das vendas de jogadores para reforçar o elenco cd o patrocínio master pó cd o patrocínio do estádio Vai tomar no cu essa panela na presidência do nosso Corinthians.

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      Itamar Novaes

      Muito mimimi… kd o patrocínio Master. .vergonha dukrai

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      Marcus Vinicius de Mattos

      Essa diretoria é um fracasso total

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      Vanderlei Costa

      Cadê a proposta melhor q a da caixa? Tudo papo furado!

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      Vão tomar no cú, com essa conversinha pra boi dormir…

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      Edson Marçal

      pq o Andres tem que vende?
      só ele da o preço ,pq?
      vc sabe responder P a nação corinthiana ?
      e os 45 milhões que o corinthoans ganhou c a vendas dos atletas em 215.e aí?
      tem algo errado .

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      Marquinho Oliveira

      Outra vez essa piada…..

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