Botafogo derruba o Corinthians em Itaquera e é campeão do Brasileiro sub-20

Corinthians - Brasileirão Sub 20
PUBLICIDADE

A boa fase do Botafogo não se restringe apenas ao elenco principal. Nesta terça-feira, o clube conquistou um resultado bastante expressivo na base. Mesmo jogando na Arena Corinthians, o Botafogo não se importou com a presença da torcida adversária, se impôs na partida e derrotou a equipe paulista por 2 a 0, conquistando o título do Campeonato Brasileiro sub-20.

O Corinthians tinha a vantagem de empatar em 0 a 0 depois da igualdade em 1 a 1 obtida no confronto de ida no Rio de Janeiro. O time da casa até começou melhor a partida, mas o Botafogo mostrou maturidade para anular as ações corintianas no jogo. Aos 45 minutos da primeira etapa, o Botafogo abriu o placar. Yuri recebeu na área, ganhou do zagueiro e bateu na saída do goleiro para balançar a rede.

O Corinthians tentou esboçar uma pressão no segundo tempo. Mas o Botafogo impediu a reação dos anfitriões. O time carioca, bem organizado, soube aproveitar as chances para ampliar a contagem. Aos 28 minutos, Marcinho cobrou falta na lateral esquerda e Kanu, livre de marcação, completou para o gol.

A equipe da casa sentiu bastante o placar adverso. E o Botafogo continuou tranquilo no jogo. Aos 45 minutos, o juiz marcou pênalti para os cariocas depois que Renan Gorne caiu na área em disputa de bola. No entanto, Bochecha bateu muito mal, por cima do gol. O lance, no entanto, não mudou o cenário do confronto, e o Botafogo pôde comemorar o título em plena Arena Corinthians.

O jogo

Adotando uma postura cautelosa fora de casa após o empate por 1 a 1 no jogo de ida (na semana passada, na Ilha do Governador, com gols de Léo Jabá e Yuri), o Botafogo resistiu à pressão inicial do Corinthians em São Paulo. O time mandante chegou a colocar a bola na rede aos cinco minutos, com Lauder, porém o lance acabou invalidado por falta.

A estratégia botafoguense de apostar nos contra-ataques – e, vez ou outra, em chutes de longa distância – surtiu efeito ainda no primeiro tempo. Aos 45 minutos, Gustavo Bochecha fez assistência de três dedos para Yuri, que se confirmou como carrasco do Corinthians ao ajeitar a bola e chutar no canto para abrir o placar.

“Sabemos que não podemos errar em uma final. Mas o jogo está bom. A maioria das oportunidades foi nossa”, comentou o atacante corintiano Léo Jabá, no intervalo. Do outro lado, Yuri estava mais animado: “A gente combinou de se fechar lá atrás e sair na boa”.

“Na ruim” até então, o Corinthians retomou a pressão no princípio do segundo tempo. Aos cinco minutos, Léo Jabá cabeceou com estilo depois de um cruzamento da direita e acertou o travessão, levantando o público em Itaquera.

Tentando colaborar com o ímpeto da sua equipe, o técnico Osmar Loss substituiu Fabrício Oya, camisa 10 que fazia boa partida, e Lauder por Carlinhos e Pedrinho. O Corinthians, no entanto, permanecia com três volantes em campo.

Aos 27 minutos, veio o castigo. Em uma falta bastante contestada pelos corintianos – a bola havia batido no braço de Dawan -, Marcinho fez o levantamento da esquerda, e a defesa do time paulista parou. O zagueiro Kanu se esticou, colocou o pé na bola e aumentou a vantagem botafoguense.

Agora precisando marcar três gols para tirar o troféu das mãos do Botafogo, Osmar Loss recorreu às entradas de Rafael Bilu e Renan Areias nos lugares de Samuel e Warian. Não adiantou. Nervoso com a desvantagem, o Corinthians não foi efetivo nos minutos finais da decisão. E quase levou outro gol.

Já nos acréscimos, Renan Gorne dividiu com Delamore dentro da área corintiana e caiu. Para a arbitragem, muito contestada por Osmar Loss, pênalti. Gustavo Bochecha se apresentou para a cobrança e isolou a bola, em erro que em nada alterou os rumos da final.

Assim como o Botafogo, o Corinthians tem um título de Campeonato Brasileiro sub-20, o de 2014, quando a organização do torneio ainda cabia à Federação Gaúcha de Futebol (FGF), e não à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

27 comments
  1. A questão não é vencer na base, e sim formar, e bem.Mas já passou da hora de preencher pelo menos 30℅ de jogadores só dá base no profissional.Tantos valores positivos sem serem aproveitados, essa ignorância por parte da diretoria tem que acabar de vez.

Comments are closed.

Notícia Anterior
Fabio Carille - Corinthians

Carille comando treino com estilo de Tite e barra dois titulares

Próxima Notícia
Fabio Carille - Corinthians.jpg

PRÉ-JOGO: Em decisão, Corinthians recebe Fluminense com 'velho estilo Tite'

PUBLICIDADE