Vagner Love - Corinthians 1 x 1 Palmeiras

    O histórico do Derby Paulista

    A tensão aumenta e o ritmo cardíaco acelera assim que o time surge no gramado, mantendo-se dessa forma ao longo de 90 minutos. Essa é uma breve descrição do que o torcedor sente em dia de “derby” ou, como também se custuma dizer, “clássico”. É provável que todo corinthiano já tenha sentido isso em dia de enfrentamento com o rival Palmeiras. Vamos, então, olhar para os números do histórico de confrontos entre os dois times paulistas. 

    A estatística global dos enfrentamentos entre Corinthians e Palmeiras em competições oficiais é bem equilibrada. O Corinthians venceu o “derby” em 127 ocasiões, ao passo que o Palmeiras saiu vitorioso 127 vezes. Em relação aos empates, foram verificados nada mais nada menos do que 108. Os números mostram que o equilíbrio é claro. Nessa contagem, dos 361 encontros disputados entre Corinthians e Palmeiras, 52 aconteceram no Brasileirão, seis na Libertadores, 209 na principal divisão do Paulistão, 28 no Torneio Rio-São Paulo, sete no Robertão, dois no Paulista Extra, outros dois no Torneio dos Campeões, outro na Taça SP e, finalmente, um no Governador de São Paulo. 

    No meio de todos esses encontros distribuídos entre várias competições, algumas delas já extintas, o torcedor corinthiano talvez se pergunte qual foi o número de vitórias atuando em seus domicílios. Vejamos: dos 308 encontros já disputados, 147 aconteceram com o Corinthians atuando como mandante. Sem surpresas, o Timão venceu em 49% das ocasiões, obtendo um total de 72 vitórias até hoje contra 39 empates e 36 triunfos do Palmeiras.

    No primeiro turno do Brasileirão 2019, o embate terminou igualado a um gol. Já no segundo, o Corinthians vai viajar até o terreno do Palmeiras em busca de melhorar seu registo, que é de 21% de vitórias (34 em 161 jogos). É certo que para esse desafio agendado para o início do mês de novembro vão estar disponíveis vários prognósticos e palpites de futebol, como normalmente ocorre em disputas clássicas como essa. No que toca a números absolutos em termos de gols, o Corinthians já apontou 388 tentos em todos os enfrentamentos com o Palmeiras, ao passo que o adversário encontrou os caminhos para as redes do Timão 431 vezes. 

    Atuando em seu reduto, o Corinthians conquistou a maior vitória de todas diante do Palmeiras no Paulistão de 1982, vencendo por uma goleada de 5 a 1. Já no que diz respeito à maior vitória fora de casa, a equipe tem quatro resultados a destacar, todos em contexto de Paulistão e sempre por uma margem de três gols de diferença. 

    Encurtando essa realidade para os últimos dez duelos diretos entre Corinthians e Palmeiras, é do lado do Corinthians que está a vantagem. Nessa sequência, a equipe venceu sete vezes em uma sucessão que começou em 23 de fevereiro de 2017 e teve seu epílogo em 4 de agosto.

    Outro dado curioso corresponde aos resultados de cinco dos últimos seis duelos, ainda que um deles tenha sido decidido na cobrança de pênaltis. A verdade é que os últimos seis desafios entre Corinthians e Palmeiras terminaram sempre com o placar de 1 a 0, duas favoráveis ao Palmeiras e três, ao Corinthians, o que reforça a ideia de que esse “derby” é geralmente equilibrado e, por isso, tão intenso.

    Veja Também

    Notícias do Corinthians
    Gustagol - Corinthians