Potencial, jogo limpo e tudo para decolar no Corinthians: veja o raio-x de Balbuena

    “Não é porque saiu o Gil que a gente tem que trazer um novo Gil. Tem que ser um jogador que vai formar um novo Gil. Tem que ter boa viabilidade econômica para o clube, que o atleta se desenvolva aqui e depois gere dinheiro”.

    Essa foi uma das frases ditas pelo gerente de futebol do Corinthians, Edu Gaspar, dias após perder Gil para o futebol chinês, no apice do desmanche alvinegro neste início de 2016. E a chegada de Fabián Balbuena vem exatamente nesta linha explicada pelo dirigente alvinegro.

    Aos 24 anos, Balbuena é um dos zagueiros mais emergentes do futebol paraguaio. Titular do Libertad-PAR desde que chegou, no segundo semestre de 2014, o defensor tem mostrado franca evolução após ter sido vice-campeão da Libertadores de 2014 pelo modesto Nacional, também do Paraguai, contra o San Lorenzo-ARG de Edgardo Bauza, atualmente no São Paulo.

    Desde sua chegada ao time Gumarelo, o defensor se firmou como um dos principais jogadores da função dentro do país. Tanto que essa guinada o levou à seleção comandada por Ramón Diaz, que fez sucesso no River Plate-ARG, antes de assumir o Paraguai na Copa América de 2015. E é nessa evolução que a comissão técnica alvinegra deve apostar com sua chegada ao Brasil.

    Trata-se de um jogador com bastante potencial futuro. Com boas características a serem potencializadas, o reforço ainda necessita de ajustes táticos e técnicos para, enfim, vislumbrar alguma coisa maior na Europa, por exemplo. E é só com treino e tempo que isso irá acontecer.

    Balbuena é um zagueiro de ótima estatura e que atua predominantemente pelo lado direito da defesa. Destro, mostra bons recursos técnicos para a posição, auxiliando na saída de bola e dando qualidade na primeira etapa de construção. Nos vídeos analisados pelo DataESPN, é possível vê-lo buscando passes mais verticais, que quebram linhas e auxiliam na construção ofensiva.

    Apesar dos seus 1,88 m de altura, tem boa velocidade. Mostra um pouco dificuldade na troca de direção e mudança de ritmo, principalmente em lances que exigem mais agilidade de sua parte. Por isso, tende a crescer quando busca um jogo mais posicional, sem desgarrar da linha de 4 para “caçar” um atacante que deixe sua posição. Este tipo de comportamento, no entanto, é totalmente corrigível. E Tite sabe bem como trabalhar estes conceitos.

    Balbuena tem uma bola aérea defensiva muito forte. Consegue se impor bem fisicamente e tem um bom tempo de bola para antecipar as jogadas. Na última Copa Libertadores, por exemplo, teve uma média de 9,8 rebatidas por partida – o líder no quesito, foi Bruno Rodrigo, do Cruzeiro, com 14,3. Para se dar bem neste fundamento, o paraguaio mostra ter uma boa leitura das jogadas e consegue tomar boas decisões durante as partidas.

    Chama a atenção também seu baixo número de cartões durante os dois últimos campeonatos paraguaios. Em 2015, foram 26 partidas pela liga nacional e apenas 4 amarelos. Já em 2014, quando atuou 16 vezes, levou apenas um cartão amarelo. O zagueiro, inclusive, não foi expulso nenhuma vez nos últimos quatro anos, tanto pelo Libertad quanto pelo Nacional.

    A grande questão quando falamos de um estrangeiro no Brasil é a adaptação. Apesar de ter suas qualidades, o zagueiro precisará de tempo para se habituar ao país e ao modelo de jogo corintiano. Tite, que sempre foi uma referência quando se trata de funcionamento e treinamento de linha defensiva, tem tudo para fazer com que o reforço evolua em sua passagem pelo Parque São Jorge.

    Felipe, hoje titular absoluto da defesa alvinegra, é um dos grandes exemplos de paciência e evolução profissional.

    Veja Também

    Comments (9)

    1. Avatar
      Luan Mesquita

      otima contratacao vai da show

    2. Avatar
      Luan Mesquita

      otima contratacao vai da show

    3. Avatar
      igor da silva santos

      e um ótimo zagueiro vai jogar muito no Corinthians se confirmar esse reforço do que eu li pra mim vai ser a melhor contratação de 2016 no brasil

    4. Avatar
      igor da silva santos

      e um ótimo zagueiro vai jogar muito no Corinthians se o Corinthians contratar mesmo do que eu li pra mim vai ser a melhor contratação de 2016 no brasil

    5. Avatar
      Joao Vitor

      NÃO ESTOU CONSEGUINDO ACESSAR MAIS OS JOGOS, O PAGAMENTO ESTÁ EM DIA E SIMPLESMENTE O SITE INFORMA AGORA QUE O USUARIO NÃO EXISTE, JÁ ENTREI VARIAS VEZES EM CONTATO COM VOCÊS E ATÉ AGORA NÃO TIVE RETORNO.

    6. Avatar
      joão vitor

      ótima contratação pelo o que eu li ele é fera

    7. eu nao o conheco, mas pelo que li logo acima tem tudo para ser um otimo zagueiro no corinthians e vai corinthians

    8. Avatar
      Lucilio Fortado

      Timao purtira trase brasil zaga timo

    9. Avatar
      Vinicius Leite

      Parabéns pela contratação !! Tipo Gamarra .. Ele vai ser show na nossa zaga !!!!

    Comments are closed.