Projeto Nutrição Esportiva Corinthians apresenta primeiros resultados

    Aplicar a Nutrição Esportiva para o futebol feminino de alto rendimento. É com essa proposta que iniciou o Projeto Nutrição Esportiva Corinthians, que consiste na parceria entre a E4 agência e o time feminino do Corinthians, com atendimento personalizado e a utilização de ativos e suplementos adequados na rotina das jogadoras para obtenção de melhor performance e resultados nos campeonatos e jogos.

    Gustavo Negrini, diretor da E4, conta que esta parceria nasceu da necessidade nutricional das atletas e reuniu excelentes profissionais que abraçaram o desafio. O Dr. Marcelo Carvalho é coordenador científico do time de nutricionistas do programa, que é composto por: Andressa Volpe, Marcelo Ferreira, PricilaWyrgun, Rafael Klosterhoff, e Zilda Abbud. Também, a equipe técnica, da qual participam o diretor da E4, Gustavo Negrini; a coordenadora de comunicação e nutricionista, Fernanda Seiffer; o educador físico, Érico Caperuto; e o médico, Dr. Fábio dos Santos.

    A participação voluntária teve como motivação, principalmente, o envolvimento da nutrição em atividades físicas. A Dra. Andressa Volpe, integrante do corpo de nutricionistas, explica que a sua paixão por esportes foi um fator influenciável. “Quando vi que o projeto era relacionado à Nutrição Esportiva, enxerguei uma oportunidade de difundir estas informações de maneira técnica, independente de quem estivesse precisando delas e, desta forma, contribuir para que mais e mais pessoas se tornem atletas de sucesso.”, afirma.

    No projeto, as atletas contam com atendimento individualizado, essencial para potencializar os resultados e suprir as necessidades de cada jogadora. Pricila conta sobre um caso específico. “Uma jogadora estava em recuperação pós-cirurgia e o auxílio nutricional contribuiu para o aumento de massa muscular e a prevenção de lesões através da suplementação”, e entre os desafios encontrados nas jogadoras-pacientes, ela pontua a alimentação inadequada, baseada em itens de baixo valor nutricional e a baixa ingestão hídrica. “Porém, com a suplementação e as orientações nutricionais propostas, as atletas puderam melhorar a composição corporal, a recuperação entre os treinos e o desempenho nos jogos”, relata.

    A Dra. Alessandra, por sua vez, ressaltou a importância da suplementação. “Como a rotina de treinos é pesada (na oportunidade da avaliação eram treinos diários e muitas vezes 2x ao dia), o tempo de recuperação é curto e a exigência de rendimento é alta em todos os treinos. Sendo assim, os suplementos ajudam a manter o desempenho das atletas em seu melhor nível, em todas as situações.”, explica.

    O preparador físico do time, Marcelo Rossetti, concorda e tem boas expectativas. De acordo com ele, espera-se que, por meio dessa iniciativa, as jogadoras se conscientizem ainda mais a respeito da importância da alimentação para a vida atlética. “E, com isso, possam melhorar a recuperação no dia a dia, diminuindo os riscos de lesão e aumentando a performance.”, destaca.

    A primeira fase do Projeto Nutrição Esportiva Corinthians consolida-se com mais de 5 meses de acompanhamento, e conta com o apoio de importantes marcas da área da saúde, tais como a Almofariz, farmácia de manipulação; a Galena, distribuidora de insumos farmacêuticos; Exerciência, site informativo científico; Prima Essência, farmácia de manipulação; Sanavita, empresa de soluções em alimentação nutritiva e saudável; Vitafor, marca de suplementos; Vitamin Life, de vitaminas e nutracêuticos; e Web Diet, software nutricional.

    Veja Também

    Notícias do Corinthians