Quanto vale ser campeão do 1º turno, briga de Corinthians e Atlético-MG neste domingo?

    O título do primeiro turno do Campeonato Brasileiro é apenas simbólico, sem qualquer vantagem extra na briga pela conquista ao final das 38 rodadas. Na prática, porém, o lugar que Corinthians e Atlético-MG disputam neste domingo vale muito. Principalmente se considerado o histórico dos pontos corridos.

    Desde 2003, quando a competição adotou o formato atual, só três equipes que terminaram o turno na primeira colocação não confirmaram o título nacional. Já em nove das outras 12 edições, o campeão foi o mesmo da “conquista simbólica”. Corinthians e Atlético-MG, inclusive, já viveram essas situações…

    Os mineiros foram campeões do primeiro turno em 2012, justamente em um dos casos em que o título ficou na mão de outro clube – no caso, do Fluminense. Já o Corinthians acabou campeão nas duas oportunidades em que terminou a metade inicial do Brasileiro na frente: em 2005 e em 2011.

    Os outros únicos clubes que não aproveitaram a vantagem de abrir o segundo turno na ponta foram o Grêmio, em 2008, e o Internacional, em 2009. O clube tricolor acabou perdendo o fôlego e sendo superado pelo São Paulo, enquanto os colorados permitiram a chegada do Flamengo para ser campeão.

    Em todos os outros anos, o título da virada de turno não foi apenas simbólico: em 2003, 2013 e 2014, foi o Cruzeiro que confirmou a vantagem da primeira metade do campeonato. Em 2004, o Santos; em 2006 e 2007, o São Paulo; e em 2010, o Fluminense – além dos dois anos de conquistas corintianas.

    Além de aumentar as chances de conquista, a primeira colocação ao final do primeiro turno também é importantes na briga por uma vaga na Copa Libertadores. Se Grêmio, Internacional e Atlético-MG não conseguiram ser campeões, terminaram, ao menos, no G-4 de 2008, 2009 e 2012, respectivamente.

    O Corinthians entra na 19ª rodada em vantagem, liderando com 37 pontos, um a mais que o Atlético-MG. Os dois times, únicos a poder terminar o turno na primeira colocação, jogam fora de casa. Os paulistas encaram o Avaí, na Ressacada, às 16h; enquanto os mineiros encaram a Chapecoense, 18h30.

    Veja Também

    Notícias do Corinthians
    Notícias do Corinthians