Tite admite parcela de culpa em derrota após mudar esquema do time

Lucca Tite Santos 2 x 0 Corinthians

Tite mudou a forma de jogar de seu time, que há mais de um ano está acostumado a ter quatro homens de meio e um só volante. Contra o Santos, neste domingo, escalou Bruno Henrique e Willians à frente da defesa, com Danilo, Romero e Lucca atrás do centroavante, Luciano. Não funcionou. E o próprio treinador admitiu a dificuldade.

Às vésperas da partida contra o Cerro Porteño, na quarta-feira, pela Libertadores, Tite decidiu poupar, no clássico da Vila Belmiro, metade de sua equipe para o duelo no Paraguai. Felipe, Guilherme, Giovanni Augusto e Rodriguinho nem foram relacionados. Uendel e André ficaram no banco, só o segundo entrou. As mudanças atrapalharam.

“O primeiro tempo foi abaixo do padrão normal. Eu tive parcela de contribuição, porque normalmente jogamos com quatro meio-campistas. Eu queria premiar o retorno do Luciano, do bom momento do Romero, de proporcionar a situação de observação”, explicou Tite.

“Estou na fase de ver como é o desempenho em cada setor. Tivemos jogadores agudos, mas faltou na criação. Então, é uma parcela de contribuição do técnico. No segundo tempo voltou a ser a equipe que estamos acostumados”, completou.

O treinador voltou a justificar o desempenho com o momento da equipe, que perdeu metade do time titular na campanha do hexacampeonato brasileiro, no ano passado.

“Eu estava sem jogadores para colocar quatro no meio de campo. Se fosse o Maycon ficaríamos com três médios (volantes). Poderia ser o Alan, mas eu também preciso ter um pouco de calma para não queimar o atleta. Somos um grupo em construção. É preciso saber analisar derrotas e absorvê-las, analisar desempenho”, disse.

Tite, porém, elogiou o Santos e o meia Lucas Lima, protagonista do jogo na Vila Belmiro.

“Ele é um jogador diferenciado na organização. A gente não marca (um jogador como ele) para retirar a possibilidade de criar. A gente diminui essa possibilidade, mas ele tem uma liberdade de movimentação muito ampla. Na primeira bola em que ele ficou livre, acertou.”

O Corinthians volta a campo na próxima quarta, 19h30, contra o Cerro Porteño – na Libertadores, a equipe lidera o Grupo 8, com duas vitórias em dois jogos. Pelo Paulista, volta a campo no sábado, em Ribeirão Preto, contra o Botafogo.

Sair da versão mobile