Tite compara Corinthians de 2012 e 2015. E revela os segredos dos times

PUBLICIDADE

De um lado, o Corinthians que pôs fim à obsessão da Libertadores e se consagrou ao vencer o Mundial sobre o Chelsea. De outro, o Corinthians que pode ser campeão brasileiro com status de melhor time da era dos pontos corridos. Em comum, o mesmo mentor: Tite, prestes a se tornar bicampeão nacional com o clube paulista.

Na noite desta terça-feira, em evento realizado em São Paulo, o treinador corintiano falou bastante sobre as duas equipes que montou. Ele, porém, não quis cravar qual dos times é melhor. Limitou-se em dizer que o Corinthians de 2012 está “guardado com o título mundial e o atual está ainda em construção, com um jogo plasticamente mais bonito”.

Segundo Tite, a principal mudança é tática. “São sistemas diferentes, o de 2012 era um 4-2-3-1, o de 2015 um 4-1-4-1. Eles saem de posições de diferentes. O 4-2-3-1 tem três médios que balançam e o 4-1-4-1 tem uma linha mais avançada. Os movimentos e as coordenações de movimento são diferentes”, explicou o treinador.

O comandante alvinegro dá detalhes sobre a peças do meio-campo. “O time de 2012 era mais posicional: Danilo e Alex eram mais posicionados. O de hoje tem mais transição”, disse Tite, que ainda ressaltou a força da concentração da equipe de 2012: “Foi fundamental para vencer o Chelsea”.

Daquela equipe campeã mundial, apenas quatro jogadores ainda estão no Corinthians: o goleiro Cássio, o volante Ralf e o meia Danilo, além do zagueiro Felipe, reserva naquela ocasião. Cássio, Ralf e Felipe, hoje, são titulares de Tite. O camisa 20, por sua vez, quase sempre é opção para o segundo tempo.

Um novo Corinthians

A transição do time atual, tão repetida por Tite, só é possível graças à movimentação constante dos homens de meio-campo. Com um jogador à frente da zaga (Ralf), o Corinthians atua com uma linha de quatro atletas atrás do centroavante (Vagner Love): Jadson à direita, com Elias, Renato Augusto e Malcom até o lado esquerdo.

“Eu não imaginava que isso pudesse ser assim. O sistema foi criado contra o (Bayer) Leverkusen, na pré-temporada”, relembrou Tite, que também explicou como Jadson entrou no time — com a saídas de Emerson e Guerrero, Malcom e Vagner Love (ou Luciano), respectivamente, foram escalados.

De acordo com o treinador, a informação de que o uruguaio Lodeiro estava vendido ao Boca Juniors, recebida já no trajeto da Arena Corinthians, antes da partida contra o Marília pelo Paulistão, no dia 1º de fevereiro, mudou os planos.

“Eu imaginava o Renato pelo lado e o um jogador por dentro. O Renato já tinha jogado pelo lado comigo em 2013, contra o Tijuana. O time atuou bem. O Lodeiro saiu e mudamos. O Jadson veio para o lado e jogou muito por ali. A equipe foi muito bem”, disse.

Ajuda especial após as decepções

Tite revelou também que recebeu um apoio fundamental quando o Corinthians foi eliminado do Campeonato Paulista e da Libertadores neste ano. Após as decepções, foi a esposa do treinador quem o fortaleceu.

“Quando saímos do Paulista invicto, eu senti. Eu disse: ‘não é possível’. Na Libertadores, o time jogou mal contra o Guaraní. Se perdeu emocionalmente. Eu senti também. Depois, minha esposa olhou pra mim e disse: ‘a equipe é boa e precisa de você’. Ela me deu puxão para estar forte de novo. Ninguém é super-homem. Ela me deu esse combustível. E a equipe se reconstruiu”, frisou.

A cinco pontos do título brasileiro, Tite ainda mantém os pés no chão ao dizer que o campeonato ainda não está definido. O treinador, porém, admite que o time corintiano jogou como campeão contra o Atlético-MG no último domingo, quando venceu por 3 a 0 em Belo Horizonte. “Jogou, venceu e convenceu”, finalizou Tite.

8 comments
  1. Tite entenda uma coisa pelo amor de Deus!!!! o Dunga que é o melhor técnico para a seleção Brasileira…… e você é o melhor técnico para o Corinthians …então como eu sou Corinthiano e não Brasileiro !!!! fica no Corinthians que seleção Brasileira não está com porra nenhuma!!! vai Corinthianssss

  2. Cada dia que passa eles estão mais entrosados quem tem Tite tem um Professor de Ouro, ele é mais que Técnico aí dá nisso Corinthians vai ser Campeão……

Comments are closed.

Notícia Anterior

Oficial! CBF cita regulamento e mantém Corinthians jogando no sábado

Próxima Notícia

Renato Augusto exalta Love: 'É o atacante que mais marca que eu já vi'

PUBLICIDADE