Tite compara Corinthians de 2012 e 2015. E revela os segredos dos times

    De um lado, o Corinthians que pôs fim à obsessão da Libertadores e se consagrou ao vencer o Mundial sobre o Chelsea. De outro, o Corinthians que pode ser campeão brasileiro com status de melhor time da era dos pontos corridos. Em comum, o mesmo mentor: Tite, prestes a se tornar bicampeão nacional com o clube paulista.

    Na noite desta terça-feira, em evento realizado em São Paulo, o treinador corintiano falou bastante sobre as duas equipes que montou. Ele, porém, não quis cravar qual dos times é melhor. Limitou-se em dizer que o Corinthians de 2012 está “guardado com o título mundial e o atual está ainda em construção, com um jogo plasticamente mais bonito”.

    Segundo Tite, a principal mudança é tática. “São sistemas diferentes, o de 2012 era um 4-2-3-1, o de 2015 um 4-1-4-1. Eles saem de posições de diferentes. O 4-2-3-1 tem três médios que balançam e o 4-1-4-1 tem uma linha mais avançada. Os movimentos e as coordenações de movimento são diferentes”, explicou o treinador.

    O comandante alvinegro dá detalhes sobre a peças do meio-campo. “O time de 2012 era mais posicional: Danilo e Alex eram mais posicionados. O de hoje tem mais transição”, disse Tite, que ainda ressaltou a força da concentração da equipe de 2012: “Foi fundamental para vencer o Chelsea”.

    Daquela equipe campeã mundial, apenas quatro jogadores ainda estão no Corinthians: o goleiro Cássio, o volante Ralf e o meia Danilo, além do zagueiro Felipe, reserva naquela ocasião. Cássio, Ralf e Felipe, hoje, são titulares de Tite. O camisa 20, por sua vez, quase sempre é opção para o segundo tempo.

    Um novo Corinthians

    A transição do time atual, tão repetida por Tite, só é possível graças à movimentação constante dos homens de meio-campo. Com um jogador à frente da zaga (Ralf), o Corinthians atua com uma linha de quatro atletas atrás do centroavante (Vagner Love): Jadson à direita, com Elias, Renato Augusto e Malcom até o lado esquerdo.

    “Eu não imaginava que isso pudesse ser assim. O sistema foi criado contra o (Bayer) Leverkusen, na pré-temporada”, relembrou Tite, que também explicou como Jadson entrou no time — com a saídas de Emerson e Guerrero, Malcom e Vagner Love (ou Luciano), respectivamente, foram escalados.

    De acordo com o treinador, a informação de que o uruguaio Lodeiro estava vendido ao Boca Juniors, recebida já no trajeto da Arena Corinthians, antes da partida contra o Marília pelo Paulistão, no dia 1º de fevereiro, mudou os planos.

    “Eu imaginava o Renato pelo lado e o um jogador por dentro. O Renato já tinha jogado pelo lado comigo em 2013, contra o Tijuana. O time atuou bem. O Lodeiro saiu e mudamos. O Jadson veio para o lado e jogou muito por ali. A equipe foi muito bem”, disse.

    Ajuda especial após as decepções

    Tite revelou também que recebeu um apoio fundamental quando o Corinthians foi eliminado do Campeonato Paulista e da Libertadores neste ano. Após as decepções, foi a esposa do treinador quem o fortaleceu.

    “Quando saímos do Paulista invicto, eu senti. Eu disse: ‘não é possível’. Na Libertadores, o time jogou mal contra o Guaraní. Se perdeu emocionalmente. Eu senti também. Depois, minha esposa olhou pra mim e disse: ‘a equipe é boa e precisa de você’. Ela me deu puxão para estar forte de novo. Ninguém é super-homem. Ela me deu esse combustível. E a equipe se reconstruiu”, frisou.

    A cinco pontos do título brasileiro, Tite ainda mantém os pés no chão ao dizer que o campeonato ainda não está definido. O treinador, porém, admite que o time corintiano jogou como campeão contra o Atlético-MG no último domingo, quando venceu por 3 a 0 em Belo Horizonte. “Jogou, venceu e convenceu”, finalizou Tite.

    Veja Também

    Notícias do Corinthians

    Comments (8)

    1. Avatar
      Anderson Kampchen

      Esse time de agora faz mais gol e é mais ofensivo…

    2. Avatar
      Felipe Mendes

      Vai de novo no DE , revela os segredos do time.

    3. Avatar
      Mario Marcos

      Comparemos após o próximo mundial!

    4. Avatar
      Billy Hill

      Tite entenda uma coisa pelo amor de Deus!!!! o Dunga que é o melhor técnico para a seleção Brasileira…… e você é o melhor técnico para o Corinthians …então como eu sou Corinthiano e não Brasileiro !!!! fica no Corinthians que seleção Brasileira não está com porra nenhuma!!! vai Corinthianssss

      • Avatar
        Wesley Wts

        Concordo com vc. O dunga é o melhor do Brasil. Deixem o tite quieto la no coringao msm.

    5. Avatar
      Mara Pinto

      Cada dia que passa eles estão mais entrosados quem tem Tite tem um Professor de Ouro, ele é mais que Técnico aí dá nisso Corinthians vai ser Campeão……

    6. Avatar
      Christian Fabricio Falanga

      Ta comecando montar um time campeao para ser campeao de novo da libertadores e mundial o time ta cada vez mais se entrosando,ai fica dificil perder,vai corinthians.

    7. Avatar
      Fabio Silva

      O que seria do guerreiro sem o gol do mundial..

    Comments are closed.