Tite quer recuperar Alexandre Pato, mas volta ao Corinthians impõe desafios

    Nos últimos meses, Tite amadureceu a ideia e já entende Alexandre Pato como a possibilidade de acrescentar um jogador extraclasse ao campeão brasileiro Corinthians em 2016. Declarou, à TV Record, esse desejo em entrevista recente. Mas, que fique claro, não será fácil. A começar pelo campo.

    “Nossa ideia não vai mudar por ninguém. É o nosso conceito e, se formos a outro time, com característica diferente, vamos trabalhar assim. É nossa ideia de futebol, é o que nos torna vencedores”, explica Cléber Xavier, auxiliar técnico e braço direito do treinador corintiano.

    As declarações de Cléber dizem respeito a uma espécie de conflito de estilos. No São Paulo com Juan Carlos Osório, o treinador que melhor entendeu sua essência como jogador, Alexandre Pato rendeu como não havia rendido em muitos anos. Mas, se voltar ao Corinthians em 2016, precisará mudar para vencer.

    Hoje, o principal conceito de jogo difundido por Tite é o “perde-pressiona”. Significa a reação imediata à perda da posse de bola com marcação rápida contra o adversário. E, na avaliação de uma ala da comissão técnica, Pato não está propício a exercer esse papel.

    Não há convicção sobre o retorno de Alexandre Pato. Mas, se ele voltar, a maior inspiração pode ser Jadson. Desacreditado há alguns meses, o camisa 10 se adaptou às ideias de Tite, virou exemplo de jogador dedicado à marcação e termina o Campeonato Brasileiro como candidato a melhor jogador da competição.

    “Uma das nossas qualidades, ou característica, é a gestão de pessoal. Temos também como característica que não desistimos de ninguém. Se ele se apresentar para trabalhar, vamos trabalhar tentando tirar o melhor dele. O Pato teve grande ano no São Paulo, é um destaque do Brasileiro e temos que tentar trabalhar com ele. (…) O Pato é um menino inteligente”, define Cléber Xavier.

    Salvo uma ou outra turbulência, sobretudo na eliminação da Copa do Brasil 2013 para o Grêmio, Alexandre Pato e Tite têm boa relação. A amigos, o jogador afirma gratidão ao treinador desde que recebeu seu telefonema para dizer que gostaria de contar com ele no Corinthians. Já o técnico, de certa maneira, se sente em dívida por ter alimentado a transferência e não ter sido capaz de extrair o melhor de Pato.

    Na quarta, o goleiro corintiano Walter foi mais um jogador corintiano a abrir as portas do clube para Alexandre Pato. “Vi o Pato há um tempo, conversamos muito. Ele é um cara especial. Na época, a gente ficou um pouco chateado (por pênalti perdido contra o Grêmio), mas faz parte. Depois você conversa (e se acerta)”, declarou.

    É importante que se diga que Alexandre Pato e Corinthians ainda tratam uma negociação como prioridade. Pato diz, inclusive, que os últimos jogos de 2015 poderiam determinar o mercado que conseguiria abrir na próxima janela de transferências. O plano de carreira do atacante para os próximos anos é voltar à Europa, mas há dois anos os agentes Kia Joorabchian e Giuliano Bertolucci tentam, sem sucesso, conseguir vendê-lo. Ele se animou recentemente com sondagens do Barcelona, mas as conversas não avançaram.

    O contrato de Alexandre Pato e Corinthians tem duração até dezembro de 2016.

    Veja Também

    Comments (16)

    1. Avatar
      Robin Gomes

      O importante é o mete gol.
      Não importa de que time ele veio…..

    2. Avatar
      Claudinho Andrade

      Mas vai dar tudo certo

    3. Avatar
      Alex Silva De Abreu Silva

      Diretoria do Corinthians contrata Luca prato do atlético MG para o ataques do Corinthians para 2017

    4. Avatar
      Adauto Silva

      Cara novo desse,num fez nem a metade do Ronaldo com 200 kilos

    5. Avatar
      Adauto Silva

      Cara novo desse,num fez nem a metade do Ronaldo com 200 kilos

    6. Avatar
      Claudnei Matias

      Esse fdp não tem a cara do Timão

    7. Avatar
      Twopac Quem É Sabe

      troca ele pelo lucca e pelo lincoln e coloca o pato pra jogar no criciuma bragantino ele não merece vestir o manto fora pato vai chupar os bambis que é o que tu merece.

    8. Avatar
      Twopac Quem É Sabe

      troca ele pelo lucca e pelo lincoln e coloca o pato pra jogar no criciuma bragantino ele não merece vestir o manto fora pato vai chupar os bambis que é o que tu merece.

    9. Avatar
      Wainer Daniel

      Meu na moral, vende ou troca logo esse bosta e compra o Lucca que é muito mais vantagem.

    10. Avatar
      Helio J. Dobrovolsky

      Pato é bambi. Empresta ele para o Bragantino.

    11. Avatar
      Marcio Roberto

      #voltapato

    12. Avatar
      Marcelo Haruo Tomita

      O cara vai voltar, vai fazer gols e a Fiel vai perdoa-lo.

    13. Avatar
      Thiago Azevedo

      Cara se o Pato se dedicar um pouco com o que o Jadson e RA8 estão jogando, logo, logo ele vai para Europa, espero que ele ponha isso na cabeça e jogue para enfim ele ser vendido ainda no primeiro semestre

    14. Avatar
      Leandro Rd

      O Luxa irá nos salvar, pediu ele lá na China!

    15. Avatar
      Lucas Fernando

      Primeiro: Cura gay

    16. Avatar
      Lucas Fernando

      Primeiro: Cura gay

    Comments are closed.