Tricampeão: o Corinthians no Brasileirão de 1999

PUBLICIDADE

Equipe campeão em 1999. Foto: Alexandre Battibugli

No ano de 1999, o time do Corinthians iniciava o Campeonato Brasileiro defendendo o título conquistado na edição anterior.
 
Além da base da equipe bi campeã ter sido mantida, o Timão também fez contratações pontuais importantes, como o goleiro Dida, Nenê, João Carlos e Marcos Senna para a defesa, além do meia Luiz Mário e o atacante Luizão, para o setor ofensivo.

Durante a primeira fase o alvinegro teve um bom desempenho, tendo como aproveitamento 14 vitórias, dois empates e apenas cinco derrotas. Os bons números fizeram o Corinthians chegar confiante na segunda fase, que já se tratava de mata-mata, e passar com tranquilidade pelo Guarani. 

Já na semifinal, o desafio seria grande, pois o Alvinegro teria que passar pelo rival São Paulo, que também vivia uma boa fase. No primeiro jogo, um dos mais tensos da competição, com cinco gols, o Timão venceu por 3 a 2, em um duelo que contou com dois pênaltis defendidos por Dida, uma das cenas mais marcantes daquele título. Na partida da volta, o Alvinegro garantiu passagem para a final vencendo mais uma vez o rival, dessa vez por 2 a 1. 

Dida defende pênalti cobrado por Raí, na semifinal. Foto: João Santos

A final, contra a equipe do Atlético-MG, foi realizada em melhor de três partidas. O Corinthians saiu atrás e perdeu o primeiro jogo por 3 a 2, no Mineirão. Na segunda partida, o Alvinegro contou com dois gols de Luizão, no Morumbi, para vencer por 2 a 0 e poder jogar por um empate para ser campeão, no terceiro e decisivo encontro. 
No último duelo, em 22 de dezembro de 1999, o Coringão entrou em campo com Dida; Índio, João Carlos, Márcio Costa e Kléber; Gilmar, Vampeta, Rincón e Ricardinho, Marcelinho Carioca e Edílson. O técnico era Oswaldo de Oliveira.

Após um jogo bastante disputado e um empate por 0 a 0 no Morumbi, o Timão se consagrou campeão desta edição e levantou a terceira taça do Campeonato Brasileiro.

Você encontra essa e mais informações sobre o Corinthians no aplicativo do Almanaque do Timão, disponível em iOS pela Apple Store e Android, pela Google Play e Samsung Galaxy Apps.

Notícia Anterior

Campeão na Grécia, Ricardinho projeta crescimento no futebol europeu

Próxima Notícia

Corinthians recebe duas indicações para o prêmio CONAFUT 2019

PUBLICIDADE