Tropeço de rivais ou virada do Galo: como o Timão pode ir à Libertadores

Oswaldo de Oliveira - Corinthians

durante o jogo Corinthians/SP x Atletico Paranaense/PR, realizado esta noite na Arena Corinthians, válido pela 37a. rodada do Campeonato Brasileiro de 2016. Juiz: Leandro Pedro Vuaden - Sao Paulo/Brasil - 26/11/2016. Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

O empate sem gols com o Atlético-PR, neste sábado, em Itaquera, deixou o Corinthians em situação delicada na busca por uma vaga na Taça Libertadores do ano que vem. Com 55 pontos, o Timão é o sétimo colocado no Campeonato Brasileiro e pode perder uma posição até o fim da rodada – se o Grêmio vencer o Santa Cruz, neste domingo, no Arruda. O clube faz contas para se garantir na competição internacional.

– Nós temos a obrigação de acreditar. Fizemos um bom jogo em casa e temos condições de vencer fora. O ano ainda não acabou – afirmou o meia Rodriguinho.

O diagnóstico, inicialmente, é simples. Vencer o Cruzeiro, no domingo que vem, no Mineirão, e torcer para que pelo menos um entre Botafogo e Atlético-PR tropece na última rodada – cariocas enfrentam o Grêmio, fora de casa, e paranaenses recebem o Flamengo, na Arena da Baixada. Há, porém, variáveis. Listamos todas a seguir.:

1 – Grêmio vence o Santa Cruz
O clube gaúcho chega a 56 pontos, mesmo número de Atlético e Botafogo. O Corinthians ficaria em oitavo, com 55. Grêmio e Botafogo se enfrentam na última rodada. Em caso de vitória, o Timão ultrapassaria pelo menos um dos dois rivais. Se o Grêmio empatar ou perder neste domingo, fica tudo como está para a equipe de Oswaldo de Oliveira.

2 – Grêmio vence o Santa Cruz e conquista a Copa do Brasil
Com 56 pontos, o time gaúcho deixaria de ser rival do Corinthians já na quarta-feira, pois conquistaria a vaga na Libertadores por meio do torneio mata-mata. Aí, a situação seria simples: secar Botafogo ou Atlético-PR.

3 – Atlético-MG consegue a virada e vence a Copa do Brasil
Se o Galo, quarto colocado no Brasileiro, conquistar a competição nacional, o G-6 passa a ser G-7. Assim, bastaria ao Timão vencer o Cruzeiro para chegar aos 58 pontos e garantir a vaga, independentemente dos outros resultados. O Atlético-MG, porém, perdeu o jogo de ida por 3 a 1, no Mineirão, e precisa ganhar por três gols de diferença em Porto Alegre.

Sair da versão mobile