Smart Gol - Corinthians

    VÍDEO: Timão lança equipamento inédito no Brasil no CT

    Smart Gol

    Pioneiro em tecnologia voltada para o esporte de alto rendimento, o Corinthians volta a investir em tecnologia e inaugura uma nova ala do Lab R9 (laboratório de biomecânica para preparação física, tratamento e prevenção de lesões para atletas profissionais). A estrutura agora conta com o espaço Smart Gol, que leva o nome do parceiro do Timão no novo equipamento.

    O novo espaço disponibiliza de uma aparelhagem controlada por smartphone e tem como objetivo trabalhar a reatividade dos atletas. No circuito, é possível que o atleta receba uma bola com precisão e velocidade de passe de jogo, disparada por um canhão, e tenha que acertar um alvo simbolizado por uma luz de LED, que pisca na hora e no local escolhido, fazendo com que seja possível aprimorar domínio, passe, velocidade e rápida reação por estímulo.

    O projeto, feito pelo fisioterapeuta Luciano Rosa, levou cerca de dois anos para ser desenvolvido e foi adaptado de acordo com as necessidades de preparação física e de recuperação de atletas.

    “O Lab R9 sempre teve a característica de ajudar a desenvolver tecnologia junto com metodologia específica com o futebol. Trouxemos percepção visual, reflexo e reação. Tudo ligado ao gesto futebolístico, para deixar o atleta mais hábil a retomar a bola e a tomar decisões mais rápidas para podermos fazer avaliações. É um sistema pioneiro no Brasil, que tem todos os gestos específicos do futebol. Aqui, além do passe, tem a conclusão em gol e o enfrentamento entre jogadores.”, disse Luciano Rosa.

    No mundo, o Borussia Dortmund, da Alemanha, aposta em tecnologia similar. No Brasil, o Corinthians é o primeiro a contar com o equipamento, que está sendo usado, principalmente, na pré-temporada de 2019.
    O Smart Gol também pode ser adotado para o tratamento de atletas que se recuperam de lesões ou cirurgias.

    Veja Também