Corinthians se reapresenta nesta terça-feira com novo dilema no ataque

André Alexandre Pato Corinthians

O dilema em relação ao centroavante titular do Corinthians no Campeonato Brasileiro aumentou na manhã desta terça-feira, dia de reapresentação da equipe no CT Joaquim Grava após o empate por 1 a 1 com o São Paulo, no domingo. A partir de agora, o técnico Cristóvão Borges passa a contar com duas novas opções para a posição.

Aquela que gera maior expectativa é Alexandre Pato. Reincorporado ao elenco do Corinthians depois do empréstimo para o Chelsea, da Inglaterra – apesar de não contar com a simpatia da torcida –, o caro atacante aprimorou o seu condicionamento físico nos últimos dias e será relacionado para enfrentar o Figueirense no sábado, em Itaquera.

Segundo Cristóvão, Pato ganhará a oportunidade de treinar como centroavante titular do Corinthians no decorrer da semana. Se agradar, será escalado. O jogador, no entanto, já declarou diversas vezes que prefere atuar como um ponta, conforme se destacou no período de empréstimo para o São Paulo.

A outra nova alternativa de Cristóvão é um centroavante de origem. André está recuperado de uma cirurgia para correção de hérnia inguinal e já esteve no banco de reservas do Corinthians na rodada passada. Também ganhará chances para mostrar o seu potencial nos treinamentos. Nas últimas atividades, esbanjou bom humor entre os seus companheiros.

Assim como Pato, contudo, André não alegra uma parte considerável de torcedores. Enquanto o concorrente de posição ficou marcado pelo pênalti batido de forma caricata diante do goleiro Dida, então no Grêmio, pela Copa do Brasil de 2013, ele tenta superar a má imagem que deixou na penalidade desperdiçada contra o uruguaio Nacional, na Copa Libertadores da América deste ano.

O último jogador que exerceu a função de centroavante do Corinthians foi o meia Danilo, que peca pela falta de mobilidade. O veterano já havia sido improvisado pelo técnico Tite em outras ocasiões. Contra o São Paulo, fez um primeiro tempo razoável e pouco apareceu no segundo, assim como o restante da equipe.

Antes de Danilo, Cristóvão insistiu em Luciano durante cinco jogos, mas o atleta só marcou um gol (contra o Santa Cruz, o seu único na temporada) e não convenceu. Na estreia do treinador, diante do Atlético-MG, o centroavante foi Ángel Romero, deslocado para a ponta direita desde então, onde rende mais.

O centroavante menos cotado entre os disponíveis no Corinthians é Isaac, de 21 anos, contratado após ser um dos artilheiros da Copa São Paulo de 2015, pelo Botafogo-SP, e que jamais estreou. Ele chegou a ser relacionado para a recente partida contra o Flamengo, porém não foi a campo.

Apesar do dilema, que pretende solucionar definitivamente nesta semana, Cristóvão Borges diz não se importar com as dificuldades enfrentadas pela diretoria para a contratação de um novo centroavante. Para ele, Pato e André são capazes de suprir a carência do Corinthians.

Sair da versão mobile