#RetrôTimão2017: a ascensão meteórica do Corinthians-Guarulhos em poucos meses

    No mês de maio, o Corinthians e a prefeitura de Guarulhos anunciaram uma parceria que criou uma nova equipe masculina de vôlei no país. E bastaram poucos meses para o Corinthians-Guarulhos apresentar resultados muito positivos. Na primeira temporada, foram três finais consecutivas, vaga assegurada na Superliga Masculina de Vôlei – o principal objetivo do ano – e desempenho respeitável no campeonato nacional.

    O anúncio do Corinthians-Guarulhos já veio em grande estilo, apresentando Serginho. Corinthiano assumido e com raízes profundas na cidade da Grande São Paulo, o líbero bicampeão olímpico e bicampeão mundial com a Seleção Brasileira chegou com a responsabilidade de liderar a equipe dentro de quadra. “Um dos maiores sonhos era vestir a camisa do Timão em quadra. Felizmente isso aconteceu e estou sem palavras para descrever esse momento”, disse o jogador na chegada ao clube.

    Outro jogador do Corinthians-Guarulhos com passagem recheada de títulos pela Seleção Brasileira é o central Sidão. Recuperando-se de lesões, o jogador foi entrando aos poucos na equipe.

    Três meses depois de iniciar os trabalhos, comandados pelo técnico Alexandre Stanzioni, o Corinthians-Guarulhos jogou pela primeira vez na história e estreou com vitória. Na Copa São Paulo, superou o São José dos Campos por 3 sets a 1. A partida também serviu para mostrar aos jogadores que apoio nas arquibancadas não faltaria. O Ginásio da Ponte Grande, em Guarulhos, se transformou em um caldeirão que empurrou a equipe para frente durante todo o jogo.

    A decisão do torneio aconteceu diante do tradicional SESI-SP, e o Corinthians-Guarulhos conheceu o gosto amargo da derrota ao ser derrotado por 3 sets a 1, fora de casa. Por outro lado, a competição serviu de preparação para o Campeonato Paulista.

    Mas antes do estadual, o Timão disputou o torneio mais importante da temporada até então, logo no início do trabalho: a Taça Ouro, valendo uma vaga na Superliga Masculina de Vôlei para o campeão. Na estreia, derrota diante do Caramuru/Castro-PR por 3 sets a 2. No duelo seguinte, jogando o tudo ou nada, passou pelo Rádio Clube/AVP-MS por 3 a 0.

    Assim, o Corinthians-Guarulhos chegou à última rodada da Taça Ouro precisando derrotar o Botafogo, podendo perder no máximo um set durante a partida. Depois de abrir 2 a 0, cedeu uma parcial para o time carioca, mas mostrou poder de recuperação no set seguinte e fechou a partida em 3 a 1, carimbando o passaporte para a Superliga Masculina de Vôlei.

    Embalados pela conquista do maior objetivo de 2017, a estreia no Campeonato Paulista, poucos dias depois, não poderia ser melhor: 3 a 1 sobre o Climed/Atibaia, fora de casa. Ainda na fase de classificação, encerrou em terceiro na tabela, com seis vitórias e duas derrotas, avançando às quartas de final.

    Reencontrando o São José, o Corinthians-Guarulhos venceu duas vezes e garantiu mais uma classificação no campeonato: 3 a 1 fora de casa e 3 a 0 na Ponte Grande, em Guarulhos.

    Para chegar à decisão, o Alvinegro encarou o Vôlei Renata/Campinas. Diante da Fiel, o Corinthians-Guarulhos saiu na frente com triunfo em 3 a 1. Na volta, fora de casa, foi derrotado por 3 a 0, mas avançou para a final depois de vencer o adversário por 25 a 23 no Golden Set.

    Valendo o título do Paulista, na terceira final consecutiva em tão pouco tempo de trabalho, o Timão teve o duro desafio de enfrentar o EMS Taubaté/Funvic, equipe recheada de estrelas do vôlei nacional. Depois de perder o primeiro jogo fora de casa por 3 a 1, o Corinthians-Guarulhos deu o sangue no duelo decisivo, mas acabou sendo superado novamente, por 3 a 2, e ficou com o vice-campeonato estadual.

    Já a Superliga Masculina de Vôlei está em disputa, com duração até a metade de 2018. O primeiro turno da competição se encerrou recentemente, fazendo o Corinthians-Guarulhos entrar em novo ano bem colocado na tabela de classificação. Após 11 jogos, o Alvinegro soma sete vitórias e quatro derrotas, com 19 pontos, que deixam a equipe na sexta posição – com um jogo a menos a disputar – e dentro da zona de classificação para as quartas de final.

    Com esse desempenho, o Corinthians-Guarulhos conquistou vaga para mais uma competição de elite na temporada 2017/2018 do vôlei nacional: a Copa Brasil Masculina. Na fase classificatória, o Timão enfrentará o Sesc-RJ fora de casa, no Rio de Janeiro, no dia 09 de janeiro, por uma vaga nas semifinais do torneio.

    Veja Também

    Notícias do Corinthians