Escuta na Argentina levanta suspeitas sobre Corinthians x Boca de 2013

PUBLICIDADE

Um programa de TV argentino exibiu, neste domingo, escutas telefônicas que mostram bastidores da cartolagem do país vizinho. As revelações do “La Cornisa de TV America” mostram gravações da chamada “Máfia do Futebol”, que está sob investigação local. Uma das conversas exibidas levantam suspeitas sobre a arbitragem de Carlos Amarilla, que em 2013 prejudicou o Corinthians no duelo contra o Boca Juniors na Libertadores.

O diálogo em questão envolve Julio Grondona, então presidente da AFA (Associação do Futebol Argentino), que morreu em 2014, e Abel Gnecco, representante argentino no comitê de árbitros da Conmebol e se dá em 17 de maio de 2013, dois dias depois do Boca eliminar o Corinthians em pleno Pacaembu. Na ocasião, o paraguaio Carlos Amarilla validou um gol ilegal dos argentinos e anulou dois lances corretos dos brasileiros, além de não assinalar dois pênaltis claros para o Timão, sendo decisivo no confronto.

Na conversa gravada, Gnecco relata como foi a decisão pela escolha do juiz paraguaio.

“Estive falando com Alarcón [Carlos Alarcón, representante paraguaio na Comissão de Árbitros da Conmebol] e ele me disse: […] ‘Estão querendo o Amarilla aí na Argentina?’ Veja, se querem eu não sei, eu quero. Coloque ele e deixe de me encher o saco. Alarcón, ponha ponha o Amarilla e deixe de me ferrar. Bom, foi assim, ele colocou e bom… E saiu bem porque, bem, tem de ser assim”, disse Gnecco a Grondona.

A conversa é uma das 11 reveladas pelo programa de TV, que teve acesso às escutas usadas em uma investigação que começou em 2012 e teria investigado de sonegação de impostos em negociações de jogadores a manipulações no futebol. Embora a apuração seja anterior à divulgação do escândalo da Fifa, a presença de Grondona une os dois casos, já que o argentino era vice-presidente da entidade internacional e foi citado no inquérito que prendeu sete cartolas em Zurique, José Maria Marin entre eles.

O caso argentino, segundo o site Infobae, está nas mãos do juiz federal Julián Ercolini. A conversa interceptada não detalha por que Gnecco tentou emplacar Amarilla como juiz daquele Corinthians x Boca, mas os dois celebram a arbitragem ruim do paraguaio. “Saiu bem ao fim, ninguém queria esse louco de m… e o maior reforço que o Boca teve no último ano foi o Amarilla”, disse Grondona em dado momento da conversa.

A escuta deixa clara a influência da dupla na definição dos árbitros da Libertadores. Na mesma conversa em que Amarilla é citado, Grondona e Gnecco falam sobre quem seria o árbitro ideal para o duelo entre Newell’s e Boca nas quartas da Libertadores daquele ano.

“E agora quem tem de colocar no Boca x Newell’s?”, pergunta Grondona. “Agora vamos ver, porque Alarcón põe Loustau [Patricio Loustau, árbitro argentino]. Loustau teve problemas com o Boca x River…”, responde Gnecco. “Não, não pode apitar o Loustau, não pode”, replica Grondona.

A dupla chega a três nomes: Germán Delfino, Diego Ceballos e Mauro Vigliano, todos argentinos, deveriam ser as opções para o duelo. No fim, Vigliano e Delfino apitaram, respectivamente, os dois jogos do duelo, que terminou com a classificação do Newell’s nos pênaltis após dois 0 a 0.

93 comments
    1. So poderia ser esse falso FDP paraguaio para sacanear o timão naquela epoca, mas como os dirigfentes da comenbol são frouxos não vai dar em nada, o corinthians que foi prejudicado na epoca e vai ficar por isso mesmo.

  1. Todo mundo já sabia Marcelo Tomain Machado esse aramilha tem fazee igual Edílson.p.carvalho ser banido do futebol essa safado .2013 tiamos todo pra ser campeão essa malandro tirou nos …

  2. Se tudo correr bem, ainda irão investigar aquele torneiozinho de verão em 2000, que a FIFA deu pra este time que não ganhava nem gripe na época.
    Com estes escândalos, fatalmente vão descobrir esta palhaçada de um titulo fajuto.

  3. Chuuuupaaaaaa corinthianos seus gayssss fdp do caralho kkkkkkkk choraaa vcs ja ganharao muitos títulos roubados agora q reclamarrr vai toma no cuuuuuuuu dá lhe bocaaaaaaaaaa.

  4. Já sabemos desde quele dia fomos roubado mas já era n vai voltar o tempo o corinthians tem q procurar pagar o jogagadores e reforça o time é os jogadores joga bola q ultimamente da dando vergonha… Eu cm corintiano d vdd nunca liguei d joga bonito mas qro vontade determinação tesao e isso n tem

Comments are closed.

Notícia Anterior

Timão confirma Special Dog no calção; acordo pode render R$ 3 milhões

Próxima Notícia

Timão inicia semana com pressa para anunciar reforços e vender jogadores

PUBLICIDADE